O chefe de cozinha e ativista britânico Jamie Oliver descobriu que a rede americana usa o produto para converter sobras de carne gordurosas em recheio para seus hambúrgueres nos Estados Unidos
O chefe de cozinha e ativista britânico Jamie Oliver descobriu e divulgou em seu programa de TV que a Rede McDonald’s utiliza hidróxido de amônio para converter sobras de carne gordurosas em recheio para seus hambúrgueres nos Estados Unidos. Depois da descoberta, a marca anunciou que mudará a receita, segundo informações do jornal Mail Online, publicadas no site do Terra.
“Estamos comendo um produto que deveria ser vendido como a carne mais barata para cachorros e, após esse processo, dão o produto para humanos”, disse Oliver. “Por que qualquer ser humano sensato colocaria carne com amônio na boca de suas crianças?”, questiona.
De acordo com o jornal, o processo de conversão da carne é feito por uma empresa chamada Beef Products Inc (BPI). Segundo informações do Terra, o Mail Online afirma ainda que esse processo nunca foi utilizado no Reino Unido, nem na Irlanda – que utilizam a carne de produtores locais. O McDonald’s negou que tenha sito forçado a trocar sua receita por causa da campanha de Oliver. O jornal diz também que outras duas redes de comida rápida, Burguer King e Taco Bell, já tinham sido pressionadas e removeram o hidróxido de amônio de suas receitas.
Para o coordenador do curso de Farmácia da Emescam, Adércio Marquezini, o hidróxido de amônio é uma substância química que pode fazer mal à saúde do ser humano dependendo da sua concentração no alimento. “Nosso metabolismo produz amônia e a elimina, mas se as funções hepáticas e renais não estiverem funcionando bem, a pessoa pode sofrer uma intoxicação com mais facilidade”.
O professor explica que as crianças e os idosos são mais sensíveis às substâncias químicas. Segundo o coordenador, as consequências em consumir o hidróxido de amônio são muito relativas, mas podem causar irritabilidade e levar uma pessoa ao coma. Ele afirma que a substância pode passar despercebida se a quantidade ingerida for pequena.
O Vida Saudável entrou em contato com a Arcos Dorados, empresa que opera a marca na América Latina, que informou que “o aditivo em questão não é e nunca foi utilizado como ingrediente em qualquer processo da cadeia produtiva da marca”. A companhia acrescenta que os hambúrgueres são preparados com 100% de carne bovina e que toda a produção é validada pelas autoridades regulatórias locais.