Sudene premia Prefeitura de Mantenópolis em 1º lugar pela excelência na gestão pública

A atual gestão de Mantenópolis, sob o comando do prefeito Herminio Hespanhol, acaba de se destacar entre os municípios da Espirito Santo no ano de 2020 em premiação concedida pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Mantenópolis conquistou o 1º lugar na categoria “Municípios com População de até 20 mil habitantes e recebeu o prêmio de destaque no “Indicador: Despesa Social Per Capta”. O Prêmio Qualidade dos Gastos Públicos do Município da Mantenópolis objetiva avaliar o desempenho dos índices fiscais, os gastos no desempenho e qualidade das ações desenvolvidas.

A cidade alcançou a pontuação geral de (7,53).

Os critérios são referentes aos investimentos realizados (assistência social, educação, habitação, saneamento, saúde e urbanismo), despesas sociais e o equilíbrio financeiro de municípios na área de atuação da Sudene. A partir dessa premiação, as gestões municipais passam a ter parâmetros que podem subsidiar a tomada de decisões e a elaboração de políticas públicas.

Segundo a Sudene, o resultado visa mensurar a evolução e estimular as boas práticas de gestão nos municípios, promovendo a transparência da gestão pública, viabilizando instrumentos de controle social, alem de disponibilizar informações confiáveis para orientar pesquisas e tomadas de decisão associadas aos municípios. A metodologia foi medida através de um levantamento de dados fornecidos pelo Tesouro Nacional.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize


A premiação é realizada por meio da Diretoria de Planejamento e Articulação de Políticas. O ranking atinge todos os 1990 municípios da área de atuação da Sudene, composta pelos nove estados do Nordeste, parte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Para o prefeito Herminio Hespanhol, o reconhecimento da Sudene em forma de premiação, atesta o resultado de um trabalho pautado na gestão e no planejamento. “Recebemos com muita alegria a distinção da Sudene para com o Município de Mantenópolis e compartilhamos com toda a nossa equipe esse reconhecimento, que certamente tem seu reflexo na transformação da qualidade de vida da nossa população e nos motiva a seguir trabalhando cada vez mais para cuidar das pessoas, transformando Mantenópolis em uma cidade cada vez melhor e cada vez mais nossa”, disse o prefeito.