Prefeitura de Mantenópolis implanta o CREAS no município

A prefeitura de Mantenópolis, através da secretaria de assistência social de Mantenópolis, implantou nesta quinta-feira (24), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS no município.
O CREAS é uma unidade pública estatal de abrangência municipal, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social de média complexidade, ofertando serviços a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violações de direitos.
É responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados. O principal objetivo é o resgate da família, potencializando sua capacidade de proteção aos seus membros.
São atendidos no CREAS, crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência, e famílias, que vivenciam situações de ameaça e violações de direitos por ocorrência de abandono, violência física, psicológica ou sexual, exploração sexual, situação de rua, vivência de trabalho infantil e outras formas de submissão a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir de autonomia e bem-estar.
A equipe é composta por uma Coordenadora, um Assistente Social, um advogada, um Psicólogo.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize


As principais ações da Equipe Técnica do CREAS são a acolhida e a escuta qualificada individual, voltada para a identificação de necessidades de indivíduos e famílias; produção de materiais educativos com suporte aos serviços; visitas domiciliares; atendimento sócio-familiar; atendimento Psicossocial individual e em grupos de usuários e suas famílias, inclusive com orientação jurídico-social em casos de ameaça ou violação de direitos individuais e coletivos, monitoramento da presença do trabalho infantil e das diversas formas de negligência, abuso e exploração, mediante abordagem de agentes institucionais em vias publicas e locais identificados pela existência de situações de risco.

O prefeito Herminio Hespanhol falou da importância da implantação do CREAS na cidade, “enquanto observamos, no país inteiro, cidades cortando investimentos e reduzindo serviços, estamos ampliando nossas atividades. Esse novo serviço é realmente uma grande conquista, mas o que entregamos aqui hoje vai além da estrutura física. Quero falar da importância das pessoas, dos profissionais que exercem suas funções com dedicação e competência. Esse é um espaço procurado por pessoas que, normalmente, estão com o estado emocional abalado, que enfrentam algum problema sério. Temos um grupo qualificado dando suporte a essas demandas”. Disse o prefeito.


Segundo a secretária Municipal de Assistência Social, Maria da Penha, o CREAS é uma conquista muito grande para o município, num momento em que a política de assistência social precisa ser muito fortalecida. “Mantenópolis está avançando nas políticas públicas de assistência que, na medida do possível, estão sendo ampliadas e recebendo investimentos, mesmo em um cenário de crise econômica”, afirmou.


A coordenadora Suelen Fehlberg destacou a importância da sede do CREAS. “A Gestão está deixando um legado com a estruturação dos espaços da Assistência Social. Foi um esforço conjunto, Gestão, Assistência Social e Orgãos do Sistema de Garantia de Direitos se empenharam com esse objetivo. Vivemos tempos complexos e estamos empenhados em fortalecer os vínculos, em garantir direitos. Esse é mais um passo nessa direção”, concluiu.
A unidade está localizada na Rua Tiradentes, 355, centro, Mantenópolis.

Diferença do CRAS para o CREAS


O CRAS busca prevenir a ocorrência de situações de risco, antes que estas aconteçam.
O CREAS trabalha com pessoas em que o risco já se instalou, tendo seus direitos violados, sendo vítimas de violência física, psíquica e sexual, negligência, abandono, ameaças, maus tratos e discriminações sociais.