Vem aí uma laranja com mais cor e poder contra o envelhecimento

Um dos clássicos na mesa do brasileiro, a laranja pode ser muito mais que fonte de vitamina C. Tradicionalmente de cor laranja, uma nova variedade da fruta, denominada sanguínea mambuca, ganha cor avermelhada e é bem mais rica em licopeno, carotenoide de poder antioxidante.

A laranja de polpa carmim está sendo estudada pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), no interior de São Paulo. As pesquisas já mostraram que um litro do suco dessa fruta tem cerca de 10 miligramas de licopeno, sendo que, na comum, o índice é de apenas 0,1 miligrama.

Leia mais notícias de Vida

“Ele combate os radicais livres, causados pelo estresse, má alimentação, entre outros problemas. Esses radicais circulam pelo sangue e causam danos aos tecidos celulares, como envelhecimento e até câncer”, explica a nutricionista Rita Kwak.

No processo de recuperação do organismo, as novas células criadas para tomarem o lugar das danificadas podem ser mal formadas e acabar desenvolvendo um câncer.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

Os pesquisadores preveem que a sanguínea mambuca poderá ser encontrada nas prateleiras de suco já em 2013. Mas enquanto a novidade não chega ao mercado, é possível encontrar o antioxidante em outros alimentos, como na polpa do tomate, na goiaba e na melancia.

Mesmo sem uma quantidade considerável de licopeno, a laranja tradicional, de polpa amarela, tem importantes propriedades. A nutricionista Letícia Matrak destaca que, além da Vitamina C, ela  tem betacaroteno, outro carotenoide que ajuda a evitar o câncer.

Para aproveitar todos os seus benefícios, o melhor é consumi-la in natura. “O bagaço melhora a função intestinal. Se fizer suco, é preciso tomá-lo na mesma hora, porque ele começa a oxidar imediatamente”, diz Letícia.

Reforçada

Sanguínea mambuca

Polpa vermelha
A nova variedade está sendo estudada mas já pode chegar ao mercado no ano que vem. Sua cor avermelhada é característica

Licopeno

Antioxidante
Esta laranja é rica em carotenoide, antioxidante que combate radicais livres que podem causar vários problemas ao corpo por destruírem os tecidos celulares, incluindo câncer

Concentração

Por litro
Os testes mostram que um litro do suco da sanguínea tem 10 miligramas de licopeno. Na laranja comum, a concentração do antioxidante é de 0,1 miligrama

 

Fonte: A Gazeta