TRE turbina urnas eletrônicas com atualizações tecnológicas

Para garantir a eficiência e agilidade da votação e da apuração dos votos nas eleições municipais, sistemas, processadores e memórias de 9 mil urnas eletrônicas usadas no Espírito Santo vêm passando por atualizações.

A ideia é garantir maior capacidade e segurança na armazenagem dos dados. Entre as mudanças, está a substituição dos ultrapassados disquetes por pen drives capazes de comportar grande volume de informações, como os referentes aos votos de determinada seção eleitoral.

Até as eleições de 2010, 7.827 urnas usavam os disquetes, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES). Para a votação deste ano foram instaladas portas USB nas máquinas para que a transferência de dados seja feita por meio de pen drive. A alteração foi recomendada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e reduz a possibilidade de problemas.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

Esses dispositivos de armazenamento servem para transmitir os resultados das seções para os cartórios eleitorais. Dos cartórios, os dados são enviados para o TRE. De lá, seguem para o TSE. O método é utilizado como comprovação do resultado que as urnas emitem quando a votação é encerrada.

Além de entrada para pen drives, as urnas também receberam novos processadores e as memórias foram expandidas. O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-ES, Danilo Marchiori, afirma que as mudanças vão deixar o processo eleitoral ainda mais seguro. As alterações, porém, são imperceptíveis aos eleitores diante das urnas.

“A urna é um computador e os sistemas dela têm que ser atualizados. Para isso, é preciso máquinas modernas, com mais processador e memória. Modernizando as urnas, elas ficam tão rápidas quanto antes, mas com um novo sistema”, disse.

Das 9.434 urnas eletrônicas usadas no Espírito Santo, 8.999 passaram por atualizações. Elas são dos modelos 2008 e 2009. As 435 urnas de modelo 2010, mas produzidas em 2011, não sofreram alterações.

Ao todo, treze pessoas trabalham na atualização das urnas. As mudanças nas últimas máquinas devem ser totalmente concluídas até o início da próxima semana.