Televisão para ver de graça na internet

A nova série ou aquele programa imperdível ganhou data para estrear na televisão. Imprevistos aconteceram, novos compromissos foram marcados no mesmo horário, ou a simples distração comum da “modernidade líquida”, como diria o sociólogo Zygmunt Bauman. O que há alguns anos não poderia ser assistido novamente – como algumas cenas de novelas, apenas com a sorte de passarem no “Vale a Pena Ver de Novo” – ou só em determinados horários de reprises, começa a mudar em alguns canais.

A série “Do Amor” do canal Multishow, por exemplo, pode ser vista em três diferentes plataformas da web: YouTube, Vimeo e no site do canal. “O Fantástico Mundo de Gregório”, também recente estreia da emissora, segue o padrão do programa estrelado por Maria Flor e Armando Babaioff.

Websérie “Vivência na Europa” no portal OFF Jam

Outro exemplo de livre acesso na internet são os programas da grade da MTV, que estão disponíveis na íntegra no portal da emissora, além da programação da TV Cultura, em que os debates do “Roda Viva” podem ser acompanhados no site do canal. Há também o “The Voice”, da Globo, que pode ser visto na íntegra no site e canais como o OFF Jam, que cria webséries exclusivas para o portal.

“Considero a TV o meio de comunicação que melhor se adaptou em relação à convergência tecnológica. Além de muitos canais já disponibilizarem o conteúdo dos programas na internet de graça, eles passaram a utilizar também as novas tecnologias para produzir o próprio material, o que chamamos de um caminho duplo”, explica a professora doutora Renata Rezende, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Especialista em Imagem e Comunicação, Renata complementa que a tendência não é só dos canais publicarem seus programas na internet, mas também de criarem conteúdo exclusivo para web. “Essa é uma tendência, especialmente em relação a conteúdos interativos. Não podemos esquecer da questão de mercado, e não é interessante para as emissoras perderem audiência. Para isso, os canais ampliam o público além da telinha, geralmente os mais jovens. Mas, claro, é preciso levar em consideração que há muita gente no Brasil que ainda não tem acesso a essas mídias”.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

TV Everywhere

Os pacotes de TV por assinatura também se adaptam ao comportamento do novo espectador. A TV Everywhere, muito popular nos Estados Unidos, ganha espaço no país. Essa TV funciona da seguinte forma: vários serviços são oferecidos aos usuários, como séries, documentários filmes e shows, que podem ser assistidos a qualquer horário.

A série da HBO “Newsroom” pode ser conferida no HBO Go para assinantes do pacote HBO/MAX da Sky

A HBO Go, por exemplo, é uma que oferece mais de mil programas que podem ser vistos por assinantes dos pacotes HBO/MAX da Sky. Séries como “Newsroom”, “Boardwalk Empire” e “Mandrake” podem ser vistas de graça. Há também o “Muu”, criado pelo grupo Globosat, com versão para iPhone, Android e iPad, com mais de três mil títulos dos canais GNT, SporTV, Canal OFF, Canal Brasil, Rede Telecine, entre outros.

“Vivemos em um novo ecossistema de coletividade e estamos diante de um novo espectador que não só assiste TV, mas também compartilha conteúdo, cria e opina. E a grande sacada desses serviços de TV paga é ampliar a mobilidade do acesso. As pessoas já pagam pelo serviço e ganham esse diferencial”, completa a jornalista Daiana Sigiliano, membro do Grupo de Pesquisa Era Transmídia (ESPM/SP).

Da TV para a web

Multishow

Séries

Algumas séries do canal, como as recentes estreias de “Do Amor” e “O Fantástico Mundo de Gregório” disponibilizam de forma gratuita os episódios no próprio site da emissora e também no YouTube e no Vimeo.

MTV

Grade completa

Os programas da MTV Brasil podem ser vistos na íntegra no portal do site.

Globo

Novelas

Quem perdeu a novela pode conferir algumas cenas no site – na íntegra, só para assinantes. Entretanto, o “The Voice” pode ser visto por completo.

OFF Jam

Webséries

Uma das novidades do canal é veicular webséries exclusivas para a web, como “Meninas da Ilha”, “Perfis ao Vento” e “Vivência Europa”.

TV Everywhere

Mobilidade

Canais na web como “Muu”, “HBO Go” já disponibilizam programas para assinantes de determinadas TVs pagas.