Técnico de enfermagem faz sexo com paciente dentro de hospital

Um técnico de enfermagem, de 23 anos, do Hospital dos Ferroviários, em São Torquato, Vila Velha, manteve relações sexuais com uma paciente de 17 anos dentro da unidade hospitalar. A jovem, de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, estava internada no hospital para tratar a dependência química.
O caso foi denunciado por uma funcionária do hospital. A menina estava internada na Unidade de Tratamento a Crianças e Adolescentes usuárias de Álcool e outras Drogas (UTCA). Ela prestou depoimento na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), que investiga o caso.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

Segundo informações do boletim de ocorrência, o caso aconteceu no dia 21 de janeiro. O técnico de enfermagem estava de plantão na unidade e se envolveu sexualmente com a paciente dentro do hospital. Uma coordenadora do hospital acompanhou a jovem à delegacia.
O teor do depoimento ainda não foi revelado pelo titular da DPCA, delegado Marcelo Nolasco, mas, a princípio, não haveria configuração de estupro porque a paciente teria dito que a relação foi consensual. No entanto, segundo o delegado, ainda não é possível garantir que a jovem não estaria sob efeito de algum medicamento.
O Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren/ES) ainda não havia sido informado sobre o episódio, mas o presidente do Coren/ES, Antonio Coutinho, condena a relação íntima entre paciente e profissional dentro de uma unidade de saúde.
“O Código de Ética dos profissionais de Enfermagem tem algumas restrições em relação ao comportamento do profissional com os pacientes. A relação dos profissionais da área da saúde que deve existir com os pacientes tem que ser a relação de paciente e profissional, no sentido do cuidado, da assistência, da orientação. E quando isso estrapola para o campo pessoal, da relação íntima, nós temos que apurar”, disse.
Com base na denúncia, o Conselho vai acionar sua Comissão de Processo Ético para analisar a conduta do profissional.