Sete municípios do ES estão em situação de alerta por causa da dengue

Dos 20 municípios presentes no Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), sete aparecem em situação de alerta devido ao número de casos de dengue. A categoria é uma abaixo do risco de surto, considerado pelo Ministério da Saúde. A pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (05).

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

Dentre as cidades em situação de alerta, Vila Velha é a que apresenta a situação de maior perigo, de acordo com o relatório. Em relação a 2010, o número de municípios nesta situação diminuiu, eram oito. Neste ano a situação da dengue preocupa no Espírito Santo.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já recebeu um total de 52.018 notificações de dengue, sendo 3.310 suspeitas da forma grave da doença (dengue com complicação e dengue hemorrágica), incluindo 25 óbitos confirmados e três em investigação. Com isso, o número de casos já está bem próximo da maior epidemia da doença registrada no ES, em 2009, com 53.708.

Os dados foram coletados no período entre 02 de janeiro e 26 de novembro deste ano. Os municípios com maior incidência de dengue foram Viana, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Fundão e Conceição da Barra. Neste caso, a incidência calcula a quantidade de notificações de dengue em relação ao número de habitantes.