Sequencia de furtos em Alto São José

moto matagal
Imagem ilustrativa

São José, distrito de Mantenópolis situado na intersecção entre as rodovias ES-164 e ES-320, tem sido ultimamente palco de constantes investidas de meliantes, estes com envolvimento com tráfico de drogas, furtos a residência e assaltos em estabelecimentos comerciais. Atividades criminosas estas até pouco tempo incomuns nesta região, que apesar de preservar ainda o aspecto pacato, vem aos poucos tendo o habitual sossego da comunidade sendo perturbado pelas frequentes ocorrências policiais.

Na data do dia 10/06/2015, em uma destas ocorrências, figura a de Luciano Alves dos Santos, morador desta comunidade, que compareceu pessoalmente à delegacia de Mantenópolis para prestar queixa do furto de uma motocicleta de sua propriedade, marca Yamaha/YBR 125E, placa GYU-2126-MG, cor prata. Assim relatou que às 21:30 hs, ao retornar de Mantena MG, havia estacionado seu veículo no terreiro próximo à varanda dos fundos de sua moradia. Na sequência e já de dentro de sua casa, diz ter ouvido gritos de ordem de “Pega! pega! pega!”, uma interjeição de alerta muito culturalmente utilizada na região, que forçou ao sr. Luciano vir até à janela, e na ocasião avistou dois indivíduos que não soube identificar, montados na moto, tendo a ação dos ladrões sendo facilitada pelo fato de ter encontrada a chave deixada no ponto de ignição, hábito este que tem favorecido o êxito quase sem esforço das investidas em outros roubos de igual natureza. Obviamente tomando rumo ignorado, a polícia esteve no local fazendo averiguação e fez uma ronda pela região, alertando as outras unidades militares vizinhas, sendo encontrada poucas horas mais tarde abandonada em um matagal próximo, na propriedade do sr Devalmir, nas imediações de uma casa que havia sido recentemente incendiada (Clique AQUI para notícia do incêndio).

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

sao jose
Alto São José – Distrito de Mantenópolis ES

 

São José, distrito de Mantenópolis situado nas intersecção entre as ES-164 e ES-320, atualmente com intensa atividade agrícola, culminando em época de colheita de cultivares tais como o café, tomates e extração de madeira industrial, tem visto sua economia melhorar consideravelmente com o advento do impulso nas atividades comerciais locais. Em contrapartida, influenciados pela época da safra sazonal, muitos trabalhadores originados de várias regiões do estado fixam residência temporária nesta região, com o intuito de conseguir economizar e voltar às suas cidades de origem. Portanto, a comunidade do Alto São José não está ainda preparada para encarar uma nova realidade que vem se estabelecendo aos poucos em sua rotina, sendo que fora do período de safra, as oportunidades de trabalho se tornam limitadas, gerando problemas sociais que incluem principalmente muitos daqueles recém chegados à localidade atraídos pela oferta de trabalho, acabam não atingindo seus objetivos e passam a “engordar” tais problemas causados pela falta de trabalho e impossibilidade de voltar às suas cidades de origem. Ainda não existem estudos estatísticos no município de Mantenópolis que venham mapear e monitorar a relação da oferta de trabalho sazonal com o fluxo de disponibilidade de mão de obra, considerando que fora da época de safra, o município não tem condições de absorver estes trabalhadores, que muitas vezes, mesmo com a intensa fiscalização dos órgãos trabalhistas,  acabam ficando excluídos dos benefícios sociais adicionais ou rescisórios por ocasião da dispensa ou demissão, ou mesmo não detém qualquer documentação comprobatória de sua situação laboral.

PQAAAJKLHrXhahupipWvED98dvrlHrwYk-GBBa3NC4tSU7lgvMo2CHyyeAopJhIAzuu8q8lsNJUw8nc5GwitSic6iAEAm1T1UMKdvkqKlo_CbCySj29m_lJWbEqE
Vista parcial de São José, distrito de Mantenópolis ES.

 

 

Reportagem de José Filho e Ronny Péterson para o sitemantenopolis – A comunidade à par das informações locais e regionais.