Dez presos, entre eles seis ex-prefeitos, foram transferidos nesta quarta-feira (23) do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Viana II para o Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar, em Maruípe, Vitória.
Os detentos foram presos nos desdobramentos da Operação Derrama, que apurou um esquema de cobrança ilegal de impostos a grandes empresas em municípios capixabas.
O desembargador Ronaldo Gonçalves, do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, determinou a transferência após pedidos dos advogados dos acusados, que alegaram que os presos têm curso superior e deveriam ficar em celas especiais.
Foram para o Quartel da PM os ex-prefeitos de Guarapari Edson Magalhães (ex-PPS); de Linhares Guerino Zanon (PMDB); de Aracruz Ademar Devens (PMDB); de Anchieta Edival Petri (PMDB); de Piúma Valter Potratz (PSB) e de Itapemirim Norma Ayub (DEM).
Empresário
Além deles, o sócio da empresa CMS Assessoria e Consultoria Claudio Salazar, o funcionário da Secretaria de Finanças de Aracruz Zamir Rosalino, o ex-secretário de Finanças de Itapemirim Eder Botelho e a diretora de captação de recursos de Linhares Analice Pianissoli também foram para o Quartel.
Norma e Analice ficarão juntas em uma cela, com capacidade para quatro pessoas. Os homens serão divididos em outras duas celas: uma que comporta até oito pessoas, e outra com seis.
Antes de serem encaminhados ao Quartel, os presos passaram por exames no Departamento Médico Legal (DML), em Vitória.
Já os ex-prefeitos Ananias Vieira (Marataízes), Moacyr Carone (Anchieta) e Alcino Cardoso (Itapemirim) permanecem no CDP de Viana porque não têm curso superior. Os três passaram a dividir uma única cela na unidade.
O ex-prefeito de Aracruz Cacá Gonçalves (PSDB) já cumpria pena na Penitenciária Semiaberta de Xuri, em Vila Velha, desde 2011, e não foi transferido.