Secretaria de Segurança nega que ES esteja à frente de SP e RJ no número de furtos e roubos no país

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo, em 2011 foram registradas 22.266 ocorrências de furto e roubo no Estado. Nesta semana a Sesp foi colocada em cheque quando foi divulgado que o número de ocorrências desse tipo no Espírito Santo é maior do que em estados como São Paulo e Rio de Janeiro.

Mas, o subsecretario de Segurança nega esse fato. “Pelos dados dos institutos de pesquisa daqueles estados e da nossa gerência de estatística criminal, nós não temos essa diferença, não estamos à frente desses estados. É importante ressaltar que, na identificação das ocorrências de roubo e furto, não há padronização comparativa entre municípios, entre estados e entre países. O único índice respeitado e que tem cientificidade é o índice de homicídios”, explicou Guilherme Pacífico.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

Segundo os dados da Sesp, o Espírito Santo acumulou em 2011 um índice de 1006 roubos e furtos para cada grupo de 100 mil habitantes. No mesmo período o Rio de Janeiro, teve índice de 1.755, e São Paulo, de 2.310 casos.

O subsecretário diz que o projeto atual do governo é reduzir este número. Perguntado se seria possível atingir pelo menos a metade das ocorrências, o subsecretário preferiu não estipular uma data. “É como dizer os seis números da Mega Sena. Ninguém tem, mas todo mundo quer saber. Esse é o nosso desafio. Nós não buscamos baixar para onze mil, nós trabalhamos dia a dia para baixar para zero”, concluiu Pacífico.