Rebeldes líbios afirmam que Kadafi morreu

O ditador líbio Muammar Kadafi morreu nesta quinta-feira (20) em Sirte e seu corpo está sendo transferido neste momento para um hospital de Misrata, afirmaram a Agência Efe fontes rebeldes líbias.

O ex-líder da Líbia havia sido capturado gravemente ferido, afirmou um comandante do Conselho Nacional de Transição (CNT) do novo regime nesta quinta-feira. O anúncio da captura ocorreu pouco depois da tomada pelos novos líderes da cidade natal de Kadafi, Sirta.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize



Ele afirmou ter visto Kadafi, que usava um uniforme cáqui e um turbante. O canal de TV “Libya lil Ahrar” também afirmou que o ex-líder estava sob custódia. Não foi informado o local exato da captura.

Kadafi estava no poder desde 1969, mas foi deposto pelo levante iniciado em fevereiro deste ano. O ex-líder é procurado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes contra a humanidade.

Em Sirta, médicos disseram que o ministro da Defesa do regime deposto, Abu Bakr Yunis, foi morto no confronto final por Sirta. O corpo dele foi identificado em um hospital, segundo o médico Abdu Rauf.