O ditador líbio Muammar Kadafi morreu nesta quinta-feira (20) em Sirte e seu corpo está sendo transferido neste momento para um hospital de Misrata, afirmaram a Agência Efe fontes rebeldes líbias.
O ex-líder da Líbia havia sido capturado gravemente ferido, afirmou um comandante do Conselho Nacional de Transição (CNT) do novo regime nesta quinta-feira. O anúncio da captura ocorreu pouco depois da tomada pelos novos líderes da cidade natal de Kadafi, Sirta.
Ele afirmou ter visto Kadafi, que usava um uniforme cáqui e um turbante. O canal de TV “Libya lil Ahrar” também afirmou que o ex-líder estava sob custódia. Não foi informado o local exato da captura.
Kadafi estava no poder desde 1969, mas foi deposto pelo levante iniciado em fevereiro deste ano. O ex-líder é procurado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes contra a humanidade.
Em Sirta, médicos disseram que o ministro da Defesa do regime deposto, Abu Bakr Yunis, foi morto no confronto final por Sirta. O corpo dele foi identificado em um hospital, segundo o médico Abdu Rauf.