RE planejou 419 seções para eleitores portadores de deficiência

Depois de fazer uma campanha em favor das eleições acessíveis, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo registrou 3.964 eleitores com algum tipo de deficiência, portanto, necessitam votar em seções de fácil acesso. Esse número corresponde a 0,15% do eleitorado do Espírito Santo.

Para atender a essa demanda registrada na base de dados da Justiça Eleitoral do Estado, o TRE-ES planejou, em todo o Estado, 419 seções especiais para receber esses eleitores, que foram até aos Cartórios Eleitorais declarar que possuem alguma deficiência ou mobilidade reduzida.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

Todas as urnas eletrônicas possuem o código braille em suas teclas, então, o deficiente visual, que não prestou a informação a Justiça Eleitoral, poderá votar tranquilamente na sua seção. Este ano, todas as urnas também terão saída para fone de ouvido, o que poderá auxiliar aquele eleitor com algum problema visual e que não sabe ler em código braille.

Os eleitores com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, mas que não prestaram essa informação para a Justiça Eleitoral, poderão recorrer aos presidentes das seções eleitorais, que estão instruídos a preencher um formulário com esses dados, para que o problema não volte a ocorrer nas eleições de 2014.

Em todo o Espírito Santo estarão funcionando no dia 7 de outubro 1.690 locais de votação e um total de 7.703 seções eleitorais.