Quem estiver com suspeita de Covid e não respeitar isolamento pode ser preso, alerta secretário

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, alertou em uma rede social neste domingo (20) sobre o descumprimento do isolamento social no Estado.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

Comentando o caso de um homem com suspeita de Covid-19 que morreu em um voo nos EUA, o secretário afirmou que pessoas que testaram positivo para o vírus ou estão sob suspeita, podem ser punidos de acordo com o Código Penal, caso desrespeitem as medidas de segurança impostas pelas autoridades sanitárias.

“Quem esta com “suspeita” deve fazer isolamento, não só os pacientes confirmados, e não respeita-lo caracteriza quebra da norma sanitária e passível de aplicação do Código Penal”, disse o secretário.

Citando os artigos 131, 132, 267 e 268 do Código Penal, Fernandes alertou que as pessoas que desrespeitarem as medidas estão sujeitas a penas que variam de 1 a 15 anos de reclusão e multa.

Covid-19 no ES

O Estado registrou nas últimas 24 horas mais 12 óbitos e 1.496 novos casos de coronavírus. Os dados do Painel Covid-19, foram atualizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na tarde deste domingo (20).

De acordo com o painel, o Espírito Santo registrou, até o momento, 4.759 óbitos pela doença e 228.741 casos confirmados de infecção pelo vírus.