PT e PSDB iniciam briga pela Prefeitura de Vitória e indicam Iriny e Luiz Paulo

Duas importantes candidaturas à Prefeitura de Vitória serão finalmente lançadas neste sábado (23). Iriny Lopes (PT), após enfrentar resistência de setores do próprio partido, terá o nome referendado na presença do presidente nacional do PT, Ruy Falcão, e da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. No mesmo dia, Luiz Paulo Vellozo Lucas será confirmado candidato do PSDB em Vitória, sem presença de tucanos de alta patente.

No evento o PSD de Max da Mata vai confirmar o apoio a Luiz Paulo, mas o presidente municipal do PSDB, Luiz Emanuel Zouain, nega que o vereador será o vice na chapa. “Ele é um parceiro importante e vai ajudar a gente a escolher o vice, até os ’45 do segundo tempo”, afirma. A presença nacional confirmada é a do deputado federal Jutahy Magalhães (PSDB/BA).

No PT, as lideranças negam que a vinda do presidente do partido e da ministra de Dilma sejam estratégia para recuperar o tempo perdido com a tentativa de “tratorar” Iriny da disputa em Vitória pelo grupo do prefeito João Coser, que só decidiu pelo apoio à colega após Paulo Hartung (PMDB) abrir mão de disputar a prefeitura.

O presidente do Partido dos Trabalhadores na Capital, Cacau Merçon, minimiza a divisão entre os petistas. “No PT nunca teve divisão. Teve posições divergentes dentro da base que foram democraticamente debatidas. Hoje o partido está unido em torno da candidatura de Iriny e a vinda deles (Falcão e Ideli) só servirá para referendar o nome dela”, disse.

foto: Vitor Jubini / GZ
Data: 06/05/2010 - ES - Vitória - Luiz Paulo Vellozo Lucas, deputado federal pelo PSDB, durante reunião na sede do DEM, onde foi discutida sua candidatura para o governo do Estado - Editoria: Política - Foto:
Luiz Paulo Vellozo Lucas será confirmado candidato do PSDB em Vitória

O prazo para realização das convenções partidárias que definem os nomes das siglas nas disputas municipais e as alianças partidárias termina no próximo dia 30. Definições de coligações e de nomes importantes nos pleitos, como o de Theodorico Ferraço (DEM), em Cachoeiro de Itapemirim, e a definição do cenário político em Vila Velha devem acontecer muito perto do prazo limite, avaliam lideranças.

Fator Hartung

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

Para o cientista político André Pereira, o motivo para o tabuleiro político no Espírito Santo continuar “embolado” nas vésperas do fim das convenções é o reflexo do “fator Hartung”. Pereira avalia que o anúncio do ex-governador, de abdicar à eleição, possibilitou que políticos passassem a manifestar suas insatisfações políticas.

“Em vários pontos do Estado essas insatisfações estão aparecendo e candidaturas estão sendo lançadas porque antes elas foram dificultadas porque se criou um acordo muito grande anteriormente e, em vários casos, eles estão sendo explodidos, principalmente porque esse acordo da candidatura de Hartung não saiu”, interpreta.

Com isso, os políticos se sentiram à vontade para manifestar descontentamento com a falta de destaque em meio a multidão da base aliada. Portanto, a estratégia de governar sem oposição acaba virando uma espécie de armadilha.

“Para diminuir o tamanho da oposição é preciso aumentar o tamanho da situação, ou seja, fazer um ‘balaio de gatos’. E quando tem muita gente fazendo parte do governo, em um momento ou outro, elas são prejudicadas. São várias pessoas diferentes que querem crescer na política, serem candidatas. Mas, esse mecanismo de formar coalisões muito grandes, que chamamos de geopolítica, vai criando insatisfações muito grandes dentro da base de apoio”, frisa.

Convenções:

SÁBADO, DIA 23

PSDB | Vitória
Candidato: Luiz Paulo Vellozo Lucas
Local: Cerimonial Oásis, em Santa Lúcia
Horário: 9 horas

PSD | Vitória
Vai confirmar apoio a Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB)
Local: Cerimonial Oásis, em Santa Lúcia
Horário: 9 horas

PMDB | Viana
Candidata: Solange Lube
Local: Restaurante do Edmilson, em Viana Sede
Horário: 9 horas

PT | Vitória
Candidata: Iriny Lopes
Local: Centro de Convenções de Vitória, em Santa Lúcia
Horário: 10 horas

PT | Vila Velha
Candidato: João Batista Babá
Local: sede do PT municipal, no bairro Jaburuna
Horário: 13 horas

DOMINGO, DIA 24

PV | Cariacica
Candidato: Sandro Locutor
Local: Society Gauchão, em Campo Grande
Horário: 9 horas

PMDB | Cachoeiro de Itapemirim
5 pré-candidatos: Camilo Cola, José Tasso, Lázaro Costalonga, Getúlio Santos e Elias Silva
Local: Sede do PMDB municipal, no bairro Paraíso
Horário: 9 horas

SEGUNDA-FEIRA, DIA 25

DEM | Vila Velha
Candidato: Rodney Miranda
Local: Quadra da Mocidade Unida da Glória (MUG)
Horário: 18h