Projeto “Compra Direta de Alimentos (CDA) em Mantenópolis” é referência estadual

A equipe da secretaria de assistência social de Mantenópolis e secretaria de agricultura, estiveram reunidos no dia 29/05/2019, quarta-feira, juntamente com alguns membros da equipe técnica responsável pela execução do projeto Compra Direta de Alimentos (CDA) em Mantenópolis, a secretária de assistência social do município, Maria da Penha de Oliveira, técnicos da secretaria de agricultura juntamente com Mariana Gomes Bourguignon, que integra a coordenação estadual desse projeto e atua na Secretaria de Estado, Assistência e Desenvolvimento Social-SETADES.

A equipe visitou dois produtores fornecedores e duas unidades receptoras de alimentos, além de tomar conhecimento de como o projeto tem sido executado no município e esclarecer dúvidas referentes ao CDA. De acordo com a equipe, a execução do projeto no município tem sido feita corretamente.

Continua depois da Publicidade

O projeto consiste na aquisição de alimentos de forma direta da agricultura familiar e é destinada à toda a rede socioassistencial. É um programa do Estado em parceria com a prefeitura de Mantenópolis por meio da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Agricultura de Mantenópolis. Semanalmente, atende cerca de 100 famílias, devidamente referenciadas pelo CRAS, além da Associação Pestalozzi de Mantenópolis “CAEE Orquídea”, do Abrigo Família Feliz, da Associação de Amparo a Pessoa Idosa de Mantenópolis (AAMPAIM) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O CDA tem apresentado uma grande aceitação entre os produtores fornecedores auxiliando-os no custeio da produção, na compra de insumos para propriedade, alimentação, combustível, eletrodomésticos, entre outros, movimentando assim o comercio da cidade de modo geral. Sendo assim, o fortalecimento da agricultura familiar por meio do projeto tem promovido o acesso a alimentos as famílias em situação de insegurança alimentar e complementado a alimentação dos atendidos pelas unidades beneficiadas.