Primeiro aparelho a analisar o ‘DNA’ do petróleo está no Espírito Santo

O maior centro de pesquisa na área de química do petróleo, dentro de uma instituição de ensino do país, está instalado no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. O Núcleo de Competência em Química do Petróleo (NCQP) foi lançado nesta segunda-feira (26) e já está em funcionamento. Entre os equipamentos de última geração do centro está um aparelho chamado espectrômetro de massas que tem, entre outras funções, especificar os elementos contidos no petróleo.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

foto: Samanta Nogueira
Novo núcle de pesquisa sobre petróleo inaugurado na Ufes em convênio com a Petrobras. Foto: Samanta Nogueira
Imagem do prédio onde serão realizados os trabalhos de pesquisa com o novo aparelho apresentado nesta segunda-feira

Fabricado por uma empresa alemã, o aparelho é o primeiro vendido para o hemisfério sul e custou mais de US$ 1 milhão. De acordo com o professor de Química da Ufes, Eustáquio de Castro, coordenador do núcleo, a máquina permite realizar a técnica chamada petroleômetro, onde é possível ver a composição do petróleo.

“O aparelho abre o petróleo nos seus compostos químicos elementares, o que nenhuma outra máquina no mundo é capaz de fazer. Ele permite que façamos um estudo chamado petroleômica, que é como se nós tivéssemos olhando o DNA do petróleo”, explicou.