Prefeito Herminio confirma teste positivo para coronavírus, mas já está curado

Um teste confirmou nesta segunda-feira (20) que o prefeito de Mantenópolis, esteve com Covid-19. Herminio Hespanhol divulgou a informação em suas redes sociais nesta segunda.

“Hoje, quando cheguei para trabalhar na prefeitura, percebi que não estava muito bem. Resolvi fazer o teste da Covid-19. Infelizmente, nossa equipe que está na frente dessa luta estamos também expostos para ter essa doença. Infelizmente, o teste deu positivo, mas a boa notícia é que peguei esse vírus e já estou curado, acredito que peguei a algum tempo e por não ter sentido nenhum sintoma antes acabou passando sem perceber, e ao fazer o teste hoje constou que o vírus passou pelo meu organismo sem apresentar reação”, contou o prefeito.

Continua depois da Publicidade

Em entrevista para a equipe de reportagem do site estado em foco, Herminio disse ainda que foi atendido pela equipe de saúde do município e procurou por apresentar um dos sintomas. “E hoje, eu como prefeito, estou aqui como paciente. Estava utilizando a máscara, estava tomando todas as prevenções necessárias, mas mesmo assim, infelizmente, hoje testei positivo para Covid mas estou curado”, explicou.

A secretaria de saúde do município informou que há 47 casos ativos confirmados de coronavírus, 74 curados e 14 suspeitas na cidade. Todos os pacientes estão sendo acompanhados por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Infecções assintomáticas são comuns

Especialistas no assunto explicam que um paciente assintomático realmente apresenta chances reduzidas de transmitir a doença. Mas há uma diferença importante entre um caso assintomático e um caso pré-sintomático e, durante dias, é absolutamente impossível saber a diferença entre eles. 

Para os infectologistas, o uso da máscara é fundamental para proteção, uma vez que a transmissão pode ocorrer enquanto a pessoa está na fase pré-sintomática, quando os sintomas ainda não apareceram, e também assintomática – quando o paciente testa positivo para o coronavírus e não apresenta, nem vai apresentar, nenhum sinal da doença.