Policiais militares do 12º Batalhão, em Linhares, Norte do Estado, estão sendo acusados de agredir Lourival da Conceição Aureliano, de 84 anos. O incidente teria acontecido na manhã desta quarta-feira (14), no bairro Aviso, por volta de 9 horas, durante uma abordagem. De acordo com a filha de Lourival, Rosânia Aureliano, o pai foi derrubado pelos militares, pisoteado e algemado. Os policiais ainda teriam xingado o homem.
“O meu pai tinha ido a uma casa lotérica no Centro da cidade e, ao chegar em casa, foi proibido pelos policiais de entrar. Mas ele tem problema de audição e não ouviu. Vizinhos disseram que os policiais então o jogaram no chão com uma rasteira. Em seguida, ele foi pisoteado e xingado pelos policiais. Até o cordão eles arrancaram do pescoço dele”.
Lourival foi levado para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) do município. Segundo o delegado chefe, Fabrício Lucindo Lima, o caso será investigado. “A vítima passará por exames corporais e todas as testemunhas serão ouvidas assim como os policiais que participaram da ação. Se for constatado excesso por parte dos militares, eles poderão responder por abuso de autoridade”.
A Polícia Militar informou por telefone que não houve agressão. O homem foi levado para o DPJ porque tentou impedir o trabalho dos policiais na hora em que faziam a abordagem. O neto dele estaria com uma certa quantidade de droga.