Pintar e alisar cabelos pode levar à queda

Para evitar o problema, dê um espaço de no mínimo 30 dias entre uma química e outra

Lorena Fafá
lcarvalho@redegazeta.com.br

Quem vê os cachos da estudante de pedagogia, Marcela Gomes da Silva, de 27 anos, nem imagina que ela quase ficou careca depois de usar diversos tipos de química para alisar o cabelo. Isso acontece com muitas mulheres que, em busca do visual perfeito, acabam recorrendo a procedimentos que podem danificar os fios e até fazer mal para a saúde.

O presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia e autor do livro “Dr. Cabelo”, Luciano Barsanti, explica que, ao pintar e alisar o cabelo, deve-se optar por um profissional treinado, e obedecer sempre às orientações do fabricante do produto. Caso contrário, corre-se o risco de ter problemas, como queda e quebra dos fios, ou até consequências mais sérias, como alergias, intoxicações e queimaduras graves no couro cabeludo.

Marcela conta que, por causa da química, teve que cortar seu cabelo “joãozinho”, mas depois de seis meses ele já estava grande e cacheado. “Não quero nunca mais usá-lo liso”, diz a estudante.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

Luciano Barsanti alerta que o espaço mínimo entre uma química e outra deve ser de 30 dias. Além disso, mulheres que utilizam muita tintura devem hidratar o cabelo com mais frequência. “Os cacheados devem ser hidratados, no mínimo, a cada semana. Já os lisos, a cada dez dias”, aconselha o médico.

A gerente do Instituto Beleza Natural de Vitória, Geovania Oliveira, explica que os cabelos crespos e ondulados tendem a ser mais ressecados. “Por isso, o creme de pentear, ou leave in, deve ser usado sempre que os fios estiverem molhados”, sugere Geovania.

Madeixas bem-cuidadas

Anvisa
Só utilize produtos liberados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Profissional
Procure sempre um profissinonal treinado e capacitado para fazer o procedimento

Preparação
Sempre peça para o cabeleireiro preparar o produto na sua frente. Evite surpresas

Teste de mecha
Antes de começar a aplicação, faça um teste em uma mecha separada, para saber se os fios aceitam o produto

Reações
Se sentir algum ardor na pele, irritação nos olhos, tosse ou falta de ar, interrompa o procedimento e enxague o cabelo

Hidratação
Os cabelos cacheados devem ser hidratados pelo menos 1 vez por semana. Os lisos, uma vez a cada dez dias