Partes do meteoro que teria cruzado o céu da Grande Vitória na manhã desta quarta-feira (20) pode ter caído na Serra. O funcionário de uma faculdade no município, José Roberto Eustáquio dos Santos, 29 anos, afirma ter visto o momento em que o objeto caiu do céu em uma mata localizada às margens da Rodovia ES 010.
“Em torno das 10h20 e 10h30 passou aquele fogo mais ou menos do tamanho de uma bola de futebol em direção à matinha. Eu vi ela cair do céu na mata. Minutos depois que caiu na mata começou a sair fumaça do local”, disse.
O vigilante diz não ter dúvidas que o objeto tenha caído na região. Ele conta que ficou assustado com a cena. “Nunca vi nada parecido. Comentei com as pessoas, mas muitas não acreditaram”.
Bola de fogo pode não ser meteoro
De acordo com o professor do departamento de Física da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Sérgio Bisch, ainda não é possível saber se o objeto que foi visto no céu é um meteoro. Segundo ele, todos os dias pequenos fragmentos de meteoros cruzam a atmosfera.
“É muito cedo ainda para afimar que seja corpo celeste, porque se você ficar olhando para o céu, principalmente à noite, por um período longo de cerca de 40 minutos, você tem mais chance de ver pequenos fragmentos que ingressam na atmosfera”, assegurou.
O professor explica que, apesar de ser comum avistar fragmentos de meteoros riscando o céu, a maioria deles dissolvem na atmosfera e não apresentam riscos à vida humana. “A maioria se dissolve. O fenômeno que aconteceu na Rússia é bastante raro”.
Quando algum fragmento do corpo celeste atinge o solo ele é chamado de meteorito. Já os os fragmentos pequenos de rocha ou de gelo que estão vagando pelo espaço são chamados de meteoroide, segundo o professor.
Entenda
Meteoro – corpo celeste riscando a atmosfera da Terra
Meteorito – quando algum fragmento de meteoro conseguiu atingir o solo
Meteoroide – quando os fragmentos pequenos de rocha ou de gelo estão vagando pelo espaço