Os pecados nossos de cada dia que podem comprometer a saúde

Tomar banhos muito quentes, dormir com maquiagem e espremer espinha são alguns deles

Muitos de nós até gostariam, mas, às vezes, não conseguem seguir à risca alguns cuidados no dia a dia. Todo mundo comete um pecadinho, seja por falta de tempo, preguiça e até desinformação, mas esses deslizes podem comprometer a saúde, principalmente quando se tornam hábitos.

Espremer espinhas é um exemplo do que não se deve fazer, afirma a dermatologista Maria Oliete Perini Guerra. “Isso agride a pele, deixa marcas e, se maltratar muito a região, alguns tipos de bactérias  podem cair na circulação sanguínea e causar até infecções no pulmão e nos rins”.

Se a espinha estiver muito grande e você não conseguir resistir, a dica da médica é lavar bem antes, colocar uma compressa de água morna e fazer  um furinho com uma pequena agulha descartável esticando a pele, sem espremer.

Nem sempre é fácil manter a disciplina e, quando vemos, lá estamos nós tomando um banho pelando para espantar o frio ou dormindo com maquiagem porque a preguiça nos venceu. “Água quente desidrata a pele. Se não consegue tomar banho frio, pelo menos que não seja escaldante”, orienta. Exagerar na limpeza com a bucha também é furada, pois isso retira a proteção natural da pele, principalmente quando o clima está seco.

“A pele pode começar a coçar. Use a bucha nos pés, joelhos e cotovelos”, diz a médica. Outra armadilha é não secar bem entre os dedos dos pés após o banho. Além do chulé, a umidade é um prato cheio para a micose. A pele descama, racha e aparecem bolhinhas cheias de líquido.

Nada de futucar

Futucar o ouvido com cotonete é um pecadão. O material pode retirar a cera que protege o ouvido ou empurrá-la para dentro do canal auditivo. “Isso provoca a chamada rolha de cera, uma sensação constante de ouvido tampado. Também podem surgir infecções ao empurrar a cera”, alerta a otorrinolaringologista Diana Arantes Sade Ramalho.
O ideal é enxugar a orelha com cuidado, usando uma toalha enrolada na ponta do dedo e usar o cotonete para limpar apenas a parte externa.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

Loções no lugar da água no rosto

Se você caiu na balada na noite anterior e foi dormir sem  tirar a  maquiagem, não se espante se acordar com a pele sem brilho e com um aspecto desidratado. “Há pacientes que dizem que, se jogar água no rosto, não conseguem dormir, mas hoje existem loções de limpeza que não precisam de enxágue. Não tem desculpa”, repreende a dermatologista Maria Oliete.

Pecarás se…

Dormir com maquiagem no rosto
O mau hábito pode deixar a pele opaca, com aspecto cansado e poros mais dilatados. A solução mais prática para os dias de preguiça são as loções anti-enxágue e os lencinhos demaquilantes

Espremer espinhas
Pode provocar marcas e, nos casos mais graves, até infecções no pulmão, nos rins, etc. Se não resistir, lave bem o rosto, coloque uma compressa de água morna e faça um furinho com uma pequena agulha descartável esticando a pele, sem espremer. Em seguida, aplique um antisséptico

Não usar protetor solar diariamente
Além de envelhecer, a exposição solar prolongada e inadequada pode causar câncer de pele. Para prevenir esses problemas e deixá-los o mais longe possível,  use diariamente o protetor solar, em todas as estações do ano, mesmo sem estar na praia ou piscina, e também nos dias nublados e com chuva

Tomar banhos muito quentes
Banhos prolongados e bem quentes ressecam e desidratam a pele, principalmente se forem com buchas. Use esses materiais só em joelhos, pés e cotovelos. Quando o clima está seco é pior, pois a pele pode coçar. Vale lembrar: pele seca é pele frágil. Por isso, intensifique a hidratação

Usar cotonete dentro do ouvido
Ele pode retirar a cera que protege o ouvido ou empurrá-la para dentro. Enxugue a orelha com cuidado, usando uma toalha enrolada na ponta do dedo e, se for usar o cotonete, limpe apenas a parte externa. “Se a sensação de ouvido molhado não passar, coloque o secador 30 segundos perto do ouvido”, ensina a médica Diana Ramalho

Não enxugar os pés
A micose não perdoa a falta de cuidados com a higiene, como não secar bem nas dobras e no meio dos dedos, o que deve ser feito com toalha ou secador frio.