Oi lidera ranking das reclamações em 2011, diz Procon-ES

No Dia Internacional do Consumidor, lembrado nesta quinta-feira (15), a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Espírito Santo deu um alerta aos consumidores capixabas. Foi divulgado o Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2011, o ranking mostra quais as empresas e prestadoras de serviços que possuem mais reclamações. Foram registradas 6.029 notificações em todo o ano passado. Das três primeiras colocadas, duas são empresas de telefonia.

Em primeiro lugar na reclamações ficou a Oi. De acordo com o Procon-ES, os problemas recorrentes são com Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), falta de lealdade na oferta de produtos e serviços, problemas relacionados à qualidade de serviço e garantia e defeito de produto.

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De acordo com o ranking, a Oi obteve 205 reclamações, sendo que a maioria por cobrança abusiva. A empresa disse ao G1 que tem investido fortemente em melhorias de processos e ampliação de rede para assegurar a qualidade no atendimento e na prestação dos serviços para clientes.

Em seguida, no cadastro, aparace a EDP Escelsa, empresa de distribuição de energia elétrica, com 197 reclamações. A companhia alega que 83% dos atendimentos são resolvidos, e mais da metade das reclamações são improcedentes. Na terceira colocação, a Claro TV/Claro Fixo teve 158 registros de insatisfação dos clientes. Segundo a empresa, praticamente todas as demandas do Procon são atendidas no prazo e há um trabalho contínuo para melhorar os serviços.