Nove municípios capixabas não registram nenhum assassinato há mais de um ano

Moradores de alguns municípios do Espírito Santo têm motivos para comemorar, pelo menos em relação à segurança. Nove localidades do Estado não registram homicídios desde 2011, ou seja, mais de um ano. A população de Alfredo Chaves, Bom Jesus do Norte, Divino São Lourenço, Marechal Floriano, Rio Novo do Sul e Venda Nova do Imigrante não sabem o que é presenciar um assassinato há mais de 365 dias.

Mas feliz mesmo está o povo de Iconha, Dores do Rio Preto e Jerônimo Monteiro, no quesito segurança. Desde o ano de 2010 ninguém é assassinado nesses municípios. Em 2012, 38 localidades capixabas ainda não registraram nenhum homicídio. O subsecretário de Segurança Pública do Espírito Santo, Guilherme Pacífico, acredita que uma série de fatores contribuem para a estatística.

“É um somatório de circunstâncias. Boa parte pelo tamanho do município, das particularidades culturais, não tem os problemas de áreas onde existe crescimento desordenado, problemas de falta de serviços, então elas guardam na origem aquela coisa de vida pacata. Religiosidade, bons serviços públicos, educação, saúde, tradiçoes e costumes são bem fortes e a prestação dos serviços voltados à segurança acabam tendo um destaque”, disse.

Segundo Pacífico, o Governo busca nesses locais o exemplo para tentar implantar nas regiões onde a criminalidade impera. “Esse somatório de circunstâncias é que acaba não estando tão próximo aos problemas da Região Metropolitana, que acabam impulsionando a onda de crimes associada à explosão do consumo de drogas. A gente busca o que dá certo nessas comunidades para que possa execer no Estado Presente e trazer para essas regiões onde o mapa da violência”, afirmou o subsecretario de Segurança do ES.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

O subsecretário acredita que a melhor maneira para não deixar o crime chegar a essas comunidades é manter os investimentos. “A gente tem trabalhado para a distribuição dos efetivos policiais e equipamentos no sentido de contemplar essas áreas. é muito mais fácil essas áreas passarem a ter o descontrole do que nós transformarmos locais onde o crime é intenso em uma vivência pacata. A gente busca reforçar os efetivos e não deixar as cidades acéfalas na presença da segurança”, falou Guilherme Pacífico.

Lista de municípios sem homicídios:

Municípios sem homicídios em 2012 – Alfredo Chaves, Bom Jesus do Norte, Divino São Lourenço, Dores Do Rio Preto, Iconha, Jerônimo Monteiro, Marechal Floriano, Rio Novo Do Sul, Venda Nova Do Imigrante, Águia Branca, Alegre, Apiaca, Atílio Vivacqua, Laranja Da Terra, Marilândia, Mucurici, Muqui, Presidente Kennedy, Santa Teresa, São Jose Do Calcado, Alto Rio Novo, Mimoso Do Sul, Água Doce Do Norte, Conceição Do Castelo, Governador Lindemberg, Muniz Freire, Piúma, Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá, Ibitirama, Itaguaçu, Mantenópolis, Ibiraçu, Pancas, Ibatiba, Vila Valério e São Roque Do Canaã.

Em 2011, dez municípios não registraram mortes no Estado: Alfredo Chaves, Bom Jesus do Norte, Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, Iconha, Irupi, Jerônimo Monteiro, Marechal Floriano, Rio Novo do Sul e Venda Nova do Imigrante.

Em 2010, cinco cidades não registraram homicídios: Dores do Rio Preto, Iconha, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra e Rio Bananal.

Desde 2010 sem homicídios – 3: Dores do Rio Preto, Iconha e Jerônimo Monteiro

Desde 2011 sem homicídios – 9: Alfredo Chaves, Bom Jesus do Norte, Divino São Lourenço, Marechal Floriano, Rio Novo do Sul e Venda Nova do Imigrante (mais os municípios de Dores do Rio Preto, Iconha e
Jerônimo Monteiro)