Nono dígito para celulares do Espírito Santo começa a valer em outubro

Os celulares dos capixabas vão ganhar um número a mais a partir do segundo semestre deste ano, assim como os telefones do Rio de Janeiro e de cidades do interior de São Paulo. No Espírito Santo o uso do nono dígito passa a valer no dia 27 de outubro. No Rio e no interior paulista, a mudança começa no dia 25 de agosto.A partir dessas datas, os usuários devem incluir o dígito 9 no início do número do celular.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

A Agência Nacional de Telecomunicações estabeleceu prazo limite para a implementação do nono dígito. Para São Paulo, a data limite é 31 de dezembro de 2013 e, para o Rio de Janeiro e Espírito Santo, 31 de janeiro de 2014. Após a adoção do novo número, as ligações com oito dígitos serão interceptadas e o usuário ouvirá mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem.

A medida padroniza o plano de numeração da telefonia celular em todo o Brasil e amplia os recursos de numeração em cada área. No ano passado, a mudança foi implementada nos celulares da área 11, em São Paulo. A previsão da agência reguladora é que até o final de 2016 o nono dígito esteja implantado em todo o país.