No sexo, não há espaço para a dor

Muitas mulheres que buscam ajuda médica se queixam  dor sentida antes, durante ou após o sexo, conhecida por dispareunia. As causas podem estar ligadas à manifestação de doenças, como endometriose, infecções e cisto no ovário, mas os especialistas alertam que, na maioria das vezes, o motivo não é físico.

Disfunções sexuais, como falta de libido, vaginismo – contração involuntária dos músculos próximos à vagina que impedem a penetração pelo pênis – e anorgamia –  dificuldade para chegar ao orgasmo – podem afetar a mulher e impedir que ela tenha uma vida sexual plena, mas existem tratamentos para esses problemas.

“Não pode haver dor na relação sexual. O corpo da mulher deve responder fisicamente à excitação, fazendo com que a área da vagina se alongue. A dor pode ser expressão de uma disfunção sexual que a mulher pode resolver e ser feliz”, explica a ginecologista e obstetra Maria Angélica Belonia.

A dispareunia pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres, mas é mais comum entre as mulheres. A ginecologista Jaqueline Alvarenga Rocha diz que, para ter um diagnóstico correto, o médico precisa fazer um exame ginecológico e uma entrevista cuidadosa. Nessa conversa, a paciente precisa relatar, em detalhes, o que está sentindo e a localização da dor.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

“O ideal é procurar um médico para verificar a existência de causas orgânicas. Se o problema estiver relacionado ao emocional, um terapeuta e um sexólogo podem ajudar”, afirma a médica.

Depressão, estresse, traumas infantis relacionados à sexualidade e crenças morais e religiosas muito rígidas também estão entre os fatores desencadeantes de dores na hora H.

As causas do incômodo

Dispareunia

O que é
Dor genital durante o ato sexual. Pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres, mas é mais comum entre as mulheres. As mulheres podem descrever a dor como uma sensação superficial, ou até mesmo profunda; e a intensidade pode variar de um leve desconforto até uma forte dor aguda

O que causa

Fatores Orgânicos
Infecções genitais, como candidíase e clamídia; infecção ou irritação do clitóris; irritação ou infecção urinária, cistovariano, etc. Nos homens, pode-se destacar a fimose, doenças de pele, herpes genital, doenças do testículo e da próstata

Fatores Psicológicos
Crenças morais e religiosas muito rígidas;
medos e tabus irracionais com relação ao sexo; falta de informação; traumas infantis; entre outros