Ministério Público se reúne com representantes da educação em Mantenópilis

educação-300x168Em reunião ocorrida na sede da Promotoria de Justiça de Mantenópolis em 14/04/2014 o Ministério Público e Organismos Municipais de Educação trataram de assuntos diversos sobre os serviços de educação no município, dentre os quais, destacam-se:

Segurança dos alunos da Escola Municipal Dr. Eliezer Eduardo Ribeiro em razão de sua atual localização próxima à avenida principal da cidade, com pavimentação asfáltica, onde o trânsito é mais intenso com a frequente inobservância dos regramentos de trânsito pela maioria dos motoristas, notadamente, o desrespeito à preferência conferida às faixas de pedestres.

Foi discutida também a situação das escolas rurais, principalmente, no que se refere às suas precárias situações estruturais e humanas.

A educação inclusiva voltada para os alunos com necessidades educativas especiais, um tema tormentoso na realidade atual do pais, ganhou relevo naquele encontro, haja vista a falta de estrutura humana e acadêmica no corpo docente das escolas, tornando utópica a educação inclusiva onde, não raras vezes, acaba potencializando o espectro de exclusão daqueles alunos.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

Dificuldade reinante, também, ocorre com a avaliação científica daqueles alunos que apresentam indícios de deficiência ou anomalia cognitiva, haja vista a demora do serviço público de saúde em prover o indispensável diagnóstico especializado.

Quanto a este último tema, a Promotoria comunicou que estará instaurando Inquérito Civil Público visando coletar dados que possibilitem a avaliação da situação atual no município, com possíveis adoção de medidas visando o alcance de um sistema que venha extirpar a utopia prevalente.

Aquela proveitosa reunião foi solicitada pela Secretaria Municipal de Educação e contou com as seguintes participações: Denílson Paizante da Silva, Secretário Municipal de Educação, Andreia de Fátima Alves Dias, Diretora da Escola Dr. Eliezer E. Ribeiro, Delma do Carmo Ker, Assessora Pedagógica da SEMEC, Vagner da Cunha Oliveira, Assessor Administrativo da SEMEC e Orliene de Andrade Godoi, representando o Conselho Municipal de Educação.

Com informações do Promotor de Justiça Dr. Izaias Antônio Souza