Maquiagem certa ajuda a disfarçar as marcas do tempo

Com o passar dos anos, a pele ganha marcas naturais, que para muitas mulheres, se tornam um verdadeiro incômodo. Contudo, a boa notícia é que pode ser fácil atenuar imperfeições com produtos e uma maquiagem bem feita. Para quem já está nesta fase da vida, algumas dicas fazem a diferença.

O primeiro passo para maquiar uma pele mais madura é a aplicação de produtos que garantam a hidratação da pele. “Aposte num hidratante de sua preferência e aplique o primer. Juntos, esses dois produtos são capazes de devolver o brilho à pele, que com o passar dos anos pode ser tornar mais opaca”, explica Fernanda Coelho, franqueada da Contém 1g.

Em seguida, aplique a base com uma camada fina. “Muitas pessoas acham que quanto mais produto aplicar, mais camufladas ficam as rugas. Contudo, o efeito é contrário. Se a camada da base for muito pesada, com o passar do tempo, esse excesso vai se acumulando nas linhas de expressão”, explica Fernanda. Ela indica a utilização das maquiagens sem adição de talco ou óleo, conhecidas no mercado com maquiagem mineral. “A maquiagem mineral conta com partículas micronizadas que deixam o pó bem fininho e garante maior adesão do produto à pele”, conclui.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

Outra dica importante é para quem tem vasinhos ou uma aparência rosácea, comum na menopausa. Os corretivos coloridos são um grande aliado. “O corretivo verde vai neutralizar e ajudar a disfarçar melhor a vermelhidão. Em seguida, deve ser aplicado um corretivo no tom da pele para uniformizar a cor”, conta.

Olhos e lábios

A maquiagem dos olhos e lábios deve ser feita de forma criteriosa, uma vez que são regiões que costumam concentrar mais rugas. Para clarear a parte interna das pálpebras – que normalmente escurece com o passar dos anos – aplique um corretivo fininho e não oleoso. “Para colorir as pálpebras, evite sombras translúcidas e brilhantes, opte pelas cores com efeito mais opaco’, indica Fernanda.

Os cílios e as sobrancelhas requerem tratamento especial. “Para cobrir os pelos branquinhos e as falhas que surgem ao longo do tempo, conte com a ajuda de uma sombra no tom do pelo e um pincel chanfrado. Dessa forma, é possível cobrir esses probleminhas de forma bem natural”, explica Fernanda. Nos cíclios, a dica é abusar da máscara de cílios.

Nos lábios, a melhor opção são os batons com menos brilho, de acabamento opaco. “Quanto mais sequinho o batom, menos risco de escorrer e acumular nos sulcos ao redor da boca. Além disso, esses batons de efeito mate tem a vantagem de durar muito mais tempo do que os cremosos em geral”, diz. Outra dica interessante, segundo ela, é usar o lápis para contorno antes da aplicação do batom.