Tramitou em silêncio na Câmara Municipal de Mantenópolis e votado e aprovado, também em silencio em primeira votação , na reunião ordinária, da ultima segunda-feira, dia 20, Projeto de Lei do legislativo, que aumenta o salário dos vereadores em 30 % e do chefe do executivo em 20%. A votação, passou despercebida, uma vez, que foi dispensada a leitura da ordem do dia, “será que foi articulado?” . Na hora da votação, falou-se apenas em projeto de lei do legislativo de Nº 026/2012, por isso, a assistência e até mesmo a Imprensa, que lá estavam presentes, não perceberam. Agora, o projeto, vai para a segunda votação e ser for aprovado, na próxima reunião, prevista para o dia 05 de setembro, isso se não for convocada uma extra, os vereadores que ganham atualmente 3.700 passarão a receber 4.810 o presidente da Câmara que ganha atualmente 4.700 passara para 6.012,70 Reais, o prefeito que ganha atualmente 10 mil passara para 12 mil Reais e o vice que ganha atualmente 5 mil , passara para 6 mil Reais, a parti de 2013, para os próximos quatro anos.
Alem disso, na pagina do facebook na internet, que tem como titulo Câmara Municipal de Mantenópolis e que mantida e administrada pela Câmara, costa as pautas das ultimas seções da câmara, e a do ultimo dia 20 deste mês, publicado naquela mesma data, curiosamente o projeto de Nº 026/2012 não consta publicado na pagina em questão.
Será que o executivo e população, vão achar oportuno, esse aumento ?, já que as previsões não são tão positivas para os municípios, no próximo mandato, por causa do fim do Fundap e as perdas dos Royttyes, do petróleo, pelo o Estado do Espírito Santo, que ocasionou uma queda acentuada na receita e por conta disso, não poderá repassar aos municípios o que outrora, repassava.
Há de se ressaltar que a Câmara está atendendo a legalidade da indicação do projeto dentro do prazo. Porém, há de se ressaltar a moralidade desse aumento.
O Projeto entrará em 2º discussão e votação na próxima sessão.
Em outros municípios, a mobilização popular impediu o aumento. Em algumas Cidades a Câmara Municipal aprovou o aumento e o Prefeito Municipal vetou esse aumento. Tudo isso graças à mobilização da imprensa e dos movimentos populares.
Vale lembrar que o reajuste proposto pelos vereadores não é ilegal. Mas será que é moral? Cabe ao eleitor opinar sobre o assunto.