Mantenópolis: Sai da frente! sai da frente!

mapa serra
Clique na imagem para redimencionar

Com estas palavras de ordem, pessoas que trafegavam na avenida principal Presidente Vargas, bem como comerciantes e moradores, por volta das 16:10 hs da tarde de quinta-feira (23), foram alertados, quando viram surgir subitamente um caminhão descendo desenfreado pela avenida.

O veículo tinha uma carga de cerca 6 toneladas, ou seja, um trator giratório de esteira, que estaria sendo conduzido para Central de Minas MG. Segundo o motorista que não quiz revelar o nome, o veículo perdeu o controle da frenagem durante o percurso na já conhecida serra da ES-164, em aproximação ao perímetro urbano, quando o único recurso que houve para evitar uma tragédia  foi a de tentar manter o veículo sob controle da direção, o que foi conseguido com êxito, tendo o carro enfim perdido velocidade apartir da igreja católica até parar mais adiante. 

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

sinaliProvavelmente os quebra-molas foram determinantes para interromper e cessar o movimento. O motorista, apesar de assustado não sofreu nenhum dano físico, nem pessoas ou veículos que trafegavam no trecho. O motorista mesmo assim, decidiu seguir a viagem em direção à Central de Minas-MG, direção norte da ES-164. 

avenida

 

A serra de Mantenópolis, no trecho destacado no mapa, que tem uma média de extensão de 2.3 Kms, foi asfaltada aproveitando a nativa e antiga estrada de chão, que tem curvas e declive acentuadamente perigosos. Há a carência neste trecho de placas de advertência destinadas a visitantes que não conhecem o perfil deste trecho, tal como a recomendação de utilização de freio a motor como auxiliar (descendo em primeira ou segunda marcha do cambio para não sobrecarregar os freios), ou recomendação de trecho longo com declive e sinuosidade acentuados, ou barreiras de proteção.

trecho longo

O trecho em questão já tem históricos de acidentes ao longo da história de Mantenópolis, a maioria deles aliás culminaram em mortes. Inclusive, ocorreu há alguns anos atrás um incidente com as mesmas características, de perda de controle dos freios na mesma avenida e nas mesmas condições.

 

 

Reportagem de Jose Filho & Ronny Peterson para o sitemantenopolis.