Mantenópolis: Política 2012

Realmente foram longos 94 dias desde o 06 de julho de 2012, quando passou a ser permitida a realização de propagandas eleitorais, até o 07 de outubro de 2012, dia da votação. Nesse dia 07 de outubro, o povo brasileiro escolheu seus próximos governantes municipais, prefeitos e vereadores, para mais quatro anos.
O Estado do Espírito Santo foi o primeiro a concluir a apuração de votos de todos os seus 78 municípios. Para o secretário de Tecnologia de Informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), Danilo Marchiori, esse resultado é muito positivo. “O estado teve a apuração mais rápida. Tudo deu muito certo e não tivemos contratempos como nas última eleição em que um raio caiu em um município e atrasou a apuração. Tudo se encaixou muito bem e de forma coordenada”. O primeiro município capixaba a fechar as apurações foi o Bom Jesus do Norte, às 17h18. A apuração dos votos em Mantenópolis fechou as 17h41. Na capital capixaba haverá 2º turno entre o candidato Luciano Rezende (PPS) que teve 73.757 votos, o equivalente a 39,14% dos votos válidos e Luiz Paulo (PSDB) que teve 69.143 votos, o que corresponde a 36,69% dos votos válidos.
Como já se sabe em Mantenópolis, quem teve sucesso foi o candidato do PSB Maurício Alves dos Santos, que obteve 4.794 votos, o equivalente a 56,99% dos votos válidos. Já o seu adversário, Eduardo Alves Carneiro (PT) obteve 3.618 votos, o equivalente a 43,01% dos votos válidos. Já a corrida por uma vaga na Câmara Municipal de Mantenópois, alcançou resultados históricos. Os quatro primeiros candidatos mais votados obtiveram resultados expressivos. O candidato do PT, Varly Lima, pela segunda eleição consecutiva foi o mais votado e bateu o recorde de toda história política do município com os seus 865 votos. Em 2º lugar entre os candidatos a vereador mais votados veio a já vereadora Elza (PMN). Com os seus expressivos 609 votos, a vereadora praticamente triplicou seus votos de quatro anos atrás, nas eleições de 2008, quando obteve 227 votos. Em 3º lugar entre os mais votados veio o candidato a vereador pelo PMDB, Zé Melim. Com 497 votos, Zé Melim mostrou mais força no distrito de São José, onde obteve cerca de 70% dos seus votos. Em 4º lugar entre os mais votados, vem o já vereador Jorjão. Com os seus 442 votos ele dobra o seu eleitorado de quatro anos atrás quando obteve 216 votos. Os demais vereadores eleitos são: Tico do Dé (PPS) com 366 votos, Reinaldo Capaz (PSB) com 307 votos, Zé Mantena (PTN) com 280 votos, Lu (PV) com 247 votos e Selinho (PC do B) com 218 votos.
Para a maioria dos moradores de Mantenópolis, a política municipal de 2012 vai ser sempre lembrada por ter dado um basta na corrupção do município. Envolvido e acusado em diversos processos eleitorais e criminais, o candidato e ex-prefeito afastado, Eduardo Alves Carneiro foi julgado pelo próprio povo. Com prováveis condenações a receber, Eduardo Alves Carneiro, provavelmente não poderá se candidatar a um cargo público pelos próximos 8 anos.
Por fim, fica a esperança e a sensação de todos os moradores de Mantenópolis que a próxima administração possa levar com atenção e seriedade todas as suas necessidades. E que essa nova administração seja limpa e transparente.