Mantenópolis inicia plano de enfrentamento ao novo Coronavírus

A Prefeitura de Mantenópolis, por meio da Secretaria de Saúde, apresentou, na manhã desta terça-feira, (17), o Plano Municipal de Contingência para Enfrentamento da Infecção Humana pelo Coronavírus.

A prefeitura de Mantenópolis deu início nesta terça-feira, 17/03, ao plano de ação para o possível enfrentamento do novo Coronavírus, identificado recentemente na China e que, segundo o Ministério da Saúde, com vários casos de suspeita no Brasil e ate o momento, com uma morte confirmada em São Paulo. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Mantenópolis estão em alerta e preparadas para prestar o atendimento adequado à população. E uma forte campanha de conscientização começa a circular em veículos de comunicação e nas redes sociais, a partir desta terça-feira, 17, para alertar a população sobre os sintomas e medidas de prevenção da doença.

“Estamos em alerta e as equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão prontas para enfrentar, se necessário, mais essa batalha. Nosso pessoal vem sendo, cada vez mais, capacitado para combater doenças de avanço rápido, como o sarampo e o H1N1.”destaca Herminio.

Também será reforçado o estoque de material de proteção para os profissionais de saúde e usuários, como máscaras, luvas, álcool em gel, medicamentos para o tratamento dos sintomas, como analgésico, anti-inflamatório, antitérmico e soro de reidratação oral.

Continua depois da Publicidade

Coronavírus

O vírus identificado recentemente na China faz parte da família de Coronavírus, que engloba vários outros tipos de vírus, e normalmente causam infecções semelhantes a resfriados. Mas alguns tipos de Coronavírus podem provocar a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e levar ao óbito.

No caso do novo Coronavírus, ainda há pouca informação sobre com que rapidez ocorre a transmissão de pessoa para pessoa, mas as orientações para a prevenção são as mesmas de outras doenças respiratórias: frequente higienização das mãos, em especial antes de consumir alimentos; utilização de lenço descartável;  cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir. Além disso, é preciso evitar contato próximo com pessoas com sinais e sintomas de gripe, e não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, copos e pratos.

Atualmente, é considerado como um caso suspeito do novo Coronavírus o paciente apresentando sintomas como febre, tosse, dificuldade de respirar e que esteve em áreas de transmissão ativa do vírus nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas.

Aulas

De forma prudente, a partir desta terça-feira 17/03 as aulas da rede municipal de ensino, estão suspensas, entretanto as instituições de ensino permaneceram abertas e o transporte escolar circulando ate dia 20/03, para adequação de horários e rotinas dos pais e estudantes. Do dia 23/03 ao dia 04/04 não haverá aulas. Próximo ao dia 04/04, haverá nova reunião para avaliar a necessidade de se prorrogar o prazo.

“Nós trabalhamos com muita serenidade e estamos orientando para que as crianças e os familiares não tomem essa paralisação como férias comuns. Não é o momento de ficar passeando, se expondo, mesmo não havendo caso de mortalidade em crianças e adolescentes, que é nosso público, porém essa faixa etária e os adultos saudáveis são potenciais vetores para as pessoas que são portadoras de alguma comorbidade e também dos idosos”, reforçou o secretário de Educação, Cultura e turismo, Denilson Paizante.

“É uma medida preventiva para que possamos evitar a propagação do novo coronavírus que, como todos já sabem, é um vírus altamente contagioso e se propaga de forma muito rápida e a principal medida agora é evitarmos as aglomerações”, finalizou o prefeito, Herminio Hespanhol.