Mantenópolis confirma dois primeiros casos de coronavírus

Prefeitura de Mantenópolis, através da secretaria de saúde, divulgou na noite desta sexta-feira, dia 15, a confirmação dos dois primeiros casos de coronavirus no município, registrados por vínculo epidemiológico. Os infectados, são parentes, estão em isolamento domiciliar e foram orientados sobre os cuidados com a saúde por uma equipe da Vigilância Epidemiológica da cidade.

Ainda de acordo com a secretaria de saúde, a confirmação veio através de um resultado positivo para Covid-19 de uma senhora que mora na zona rural do município e segundo a nota da secretaria de saúde, a pessoa é do sexo feminino, esteve internada em Barra de São Francisco e tinha recebido alta do hospital e está em casa passando bem.

Continua depois da Publicidade

Ao tomar ciência, a equipe de saúde realizou vários testes em algumas pessoas que tiveram contato com essa paciente, onde foi constatado o segundo caso positivo.

A equipe da secretaria de saúde esta mantendo o contato e realizando o bloqueio para tentar isolar o máximo o vírus.

ORIENTAÇÕES

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete, por pelo menos 20 segundos, e secar, preferencialmente, com toalha de papel descartável. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com o antebraço ou um lenço de papel e jogar no lixo.

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

– Evitar aglomeração de pessoas.

– Ficar em casa quando estiver doente.

– Evitar contato próximo com pessoas doentes.

Os principais sintomas da doença são febre, tosse e dificuldade para respirar. A contaminação se dá pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas.

O período entre o contágio e a apresentação dos primeiros sintomas varia entre cinco e 12 dias.

A secretaria de saúde de Mantenópolis orienta também que é fundamental procurar ajuda médica assim que os primeiros sintomas surgirem.