O Estado começa a receber hoje 350 mil doses de vacinas contra a febre amarela. As doses servirão para vacinar moradores de 23 municípios que fazem limite com Minas Gerais.
“Vamos vacinar por precaução”, diz a médica infectologista Martina Zanotti, responsável pelo programa de imunização da Secretaria estadual de Saúde (Sesa).
A médica explicou que o ideal era que os turistas mineiros que estão no Espírito Santo estivessem vacinados contra febre amarela, da mesma forma que capixabas que pretendem ir para áreas de incidência em Minas Gerais.
“Se o mineiro que está no Estado procurar um posto de vacinação, vai receber a vacina. Quem vai para Minas Gerais, tambem”, disse a médica. Além das doses que serão recebidas, as unidades de saúde têm doses da vacina para a demanda diária.
Martina disse também que é fundamental que a localização de macacos mortos seja comunicada aos municípios. Além da vacinação, a população pode se prevenir da febre amarela e de outras doenças evitando a picada do mosquito, com repelentes ou outros recursos.
Onde haverá vacina e os cuidados necessários
Cidades que começam a receber vacina hoje
Água Doce do Norte
Alto Rio Novo
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Brejetuba
Divino São Lourenço
Dores do Rio Preto
Guaçuí
Ibatiba
Ibitirama
Irupi
Iúna
Laranja da Terra
Mantenópolis
Montanha
Mucurici
Pancas
Afonso Cláudio
Ecoporanga
Colatina
Itaguaçu
Governador Lindenberg
Conceição do Castelo
Contraindicações para tomar a vacina
Crianças menores de 6 meses de idade.
Pacientes com imunodepressão de qualquer natureza.
Pacientes infectados pelo HIV com imunossupressão grave.
Pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteróides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores).
Pacientes submetidos a transplante de órgãos.
Pacientes com imunodeficiência primária.
Pacientes com neoplasia.
Indivíduos com história de reação alérgica relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou outras).
Gestantes. A administração deve ser analisada caso a caso na vigência de surtos.
Sintomas
A febre amarela tem sintomas parecidos aos de doenças como dengue e malária: febre alta, vômito, dor no corpo e olhos amarelados. Fonte: Secretaria de Estado da Saúde