O Ministério Público através do promotor Evandro Ventura da Silva expediu oficio nesta terça feira, 07 fevereiro de 2012, convocando as testemunhas Lucas Borges Camilo e Marilene de Paula Brum, e os irmãos médicos Dra. Denise e o Secretario de Saúde Dr. Ronaldson Ferreira para depor sobre a denuncia de que os médicos estão trabalhando concomitantemente em dois plantões, um particular e um pelo SUS. Os representados no caso foram a Prefeitura Municipal de Mantena e a Secretaria Municipal de Saúde.
O pedido de improbidade administrativa não foi descartado pelo promotor de justiça que pretende ouvir as testemunhas para depois se manifestar definitivamente sobre o caso. Em Mantena uma onda de denuncias foram feitas pela população e chegaram ao Ministério Público neste inicio de 2012. Falta de médicos, remédios, exames, cobrança de petróleo em ambulância do SUS, nepotismo, e muitas outras denuncias mostram com clareza a ingerência na saúde da administração Mauricio Toledo (PSD).
No ano de 2011 foram muitas as pessoas que devido a acidentes com veículos ou motos, ou mesmo que estavam passando mal e que precisavam de exames que tiveram de procurar atendimento no município e não conseguiram por negligência na saúde publica do município, muito deles foram enviados pelos próprios médicos para buscar soluções na cidade vizinha de Barra de São Francisco-ES.
Muitas reclamações ecoaram pela cidade e o descontentamento da população passou a ser notório e o clamor chegou até a Promotoria Publica que se fez acompanhar da Policia Militar ao Hospital Evangélico e ao Pronto Atendimento e constatar a veracidade dos fatos o que fez com que o Ministério Publico representasse contra a Prefeitura Municipal de Mantena e a Secretaria Municipal de Saúde.
A promotoria tomou algumas providências objetivas e dentre elas as de mais urgências como pedir a realização de alguns pedidos de exames e remédios que foram negados pela administração. O Jornalismo Gazeta do Norte adianta que o promotor não marcou uma data para se manifestar sobre a negligência da saúde no município, mas prometeu que assim que tiver condições e o mais rapidamente possível vai se manifestar para a população e a sociedade mantenense já que a saúde publica é uma obrigação do governo municipal.
fonte-gazetadonorte