Luciano Pereira propõe ação que protege meio ambiente

A proliferação de resíduos produzidos nas cidades tem saturado os aterros sanitários e lixões, causando um grave problema a ser equacionado pelo poder público. No intuito de colaborar com a sustentabilidade e o meio ambiente, o deputado Luciano Pereira (DEM) propôs um projeto de lei que dispõe sobre o atendimento preferencial em estabelecimentos comerciais às pessoas que se utilizam de sacolas retornáveis.

Pelo texto da matéria, ficam os estabelecimentos comerciais que possuam quatro ou mais caixas obrigados a disponibilizar caixas exclusivos, e identificados, para atendimento aos consumidores que utilizam sacolas ecológicas de uso retornável para acondicionar as compras.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

O democrata explica que os estabelecimentos comerciais deverão reservar um mínimo de 10% dos seus caixas para atendimento desses clientes sem prejudicar o atendimento a idosos, gestantes e pessoas com deficiência ou criança de colo.

“Os meios de comunicação falam todos os dias sobre procedimentos insustentáveis a que vem sendo submetido o planeta. Isto tem promovido mudanças cada vez mais visíveis, como o aquecimento global. Por outro lado, tem despertado uma consciência ecológica sem precedentes”, afirma Luciano Pereira.

E conclui: “Apesar do aumento dessa consciência ecológica, hábitos altamente prejudiciais ao meio ambiente, como a utilização de plástico nas embalagens e sacolas de supermercados, ficaram tão arraigadas no quotidiano da cultura consumista que voltar atrás parece ser uma tarefa bastante complicada”.

Foto/Fonte: Assessoria de Comunicação da ALES