Litoral do ES registra maior volume de chuva no mundo

O litoral do Espírito Santo foi a região oceânica que registrou maior volume de chuva no mundo entre terça-feira (17) e quinta-feira (19), de acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O órgão recebeu a informação coletada pelo satélite TRMM, da agência espacial americana (Nasa). O volume é superior a 400 milímetros, na região oceânica.

No continente, segundo o meteorologista Bruce Pontes, regiões da China registraram pontos com maior volume de chuva do que o Espírito Santo, chegando a 300 milímetros. Na parte continental do estado, o registro, segundo o satélite da Nasa, foi de até 200 milímetros. Na medição do Incaper, o número superou os 250, em diversas áreas do território capixaba.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

O diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, explicou que o estado está em alerta, pois existe a possibilidade de que chova ainda mais em algumas regiões. “O Espírito Santo, basicamente no litoral, na região próxima a Linhares, recebeu um volume de chuva superior a 400 milímetros. A chuva foi concentrada no mar, mas indicativos mostram que essa concentração está em deslocamento para o continente. A velocidade e a força da corrente que se aproxima ainda são desconhecidas, por isso emitimos um alerta”, afirmou.