Líder, São Paulo tem seu melhor início de Brasileirão nos pontos corridos

osorio3O Campeonato Brasileiro ainda não chegou à metade do primeiro turno, mas o torcedor do São Paulo já tem motivo para ficar otimista. Com a vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense, no último sábado, a equipe assumiu a liderança, com 16 pontos, um a mais que o Atlético-PR. Trata-se da melhor campanha do Tricolor nas sete primeiras rodadas da competição desde o início dos pontos corridos, em 2003.

No período, os tricolores conquistaram cinco vitórias, um empate e sofreram apenas uma derrota, para a Ponte Preta. O aproveitamento é de 76,2%.  Os 16 pontos superam os 15 acumulados em 2006 (ano do quarto título brasileiro) e 2011 (quando o time fechou o campeonato em sexto).

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

A chegada do técnico Juan Carlos Osorio é um dos fatores que podem ajudar a explicar esses números. Ele esteve no banco em dois jogos (contra Grêmio e Chapecoense) e assistiu ao clássico contra o Santos no camarote (participou da preleção). O Tricolor venceu os três. Os trabalhos do dia a dia do novo são cheios de novidades, ele dá chances a todos os atletas e, com isso, a motivação aumentou. Os jogadores têm elogiado o colombiano, enaltecendo principalmente seu conhecimento e sua forma de trabalhar.

Além disso, com Osorio e Milton Cruz (que dirigiu o time interinamente por 12 partidas), o São Paulo se tornou um time mais equilibrado. No começo do ano, durante o Paulistão, uma competição menos exigente, a defesa era muito criticada. Com Milton Cruz e, agora, com Osorio, a situação mudou. Tanto que a equipe tem a segunda melhor defesa do Brasileirão, com apenas quatro gols sofridos em sete rodadas.