Inmetro mede consumo de combustível em 105 veículos

Testes feitos pelo Inmetro em laboratório mediram o consumo de combustível de 105 veículos vendidos no país. O trabalho faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem, em que os modelos são classificados e identificados pela eficiência energética.

Desde o dia 15 de abril esses veículos passaram a adotar selos – de A (mais eficiente) até E (menos eficiente) – como já é feito com eletrodomésticos.


A tabela 2012 contempla a participação de oito montadoras – Fiat, Ford, Honda, Kia, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen – e 157 versões de 105 modelos, que correspondem a 55% do volume de vendas no mercado nacional (Fenabrave 2011 acumulado até novembro). Até 2011, eram 67 modelos.

As categorias avaliadas são subcompactos, compactos, médios, grandes, carga derivado, comercial e fora-de-estrada, “SUV – sport utility vehicle” ou utilitário esportivo e minivans, estas duas últimas estreiam nesta edição.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

Entre os modelos de passeio que conseguiram selo A estão Fiat Uno Mille, Novo Uno, Fiat Siena Fire, Honda Fit, Peugeot 207 HB, Renault Sandero, Volkswagen Gol, Honda Civic, Renault Fluence Dynamique, Renault Duster Dynamique, volkswagen Saveiro e Toyota Corola.

Na outra ponta, entre os modelos com selo E figuram Volkswagen Polo Sportline, Kia Soul, Toyota Camry, Ford EcoSport XLT e Ford Ranger.

Para garantir uma comparação uniforme entre os modelos, os testes foram efetuados em condições controladas. O instituto apurou o valor de referência para o consumo de combustível na estrada e na cidade. Essas informações também constarão na etiqueta.

Mas vale ressaltar que, em situações reais, fatores como qualidade do combustível, estado de conservação do veículo, calibragem dos pneus e uso de ar-condicionado influenciam o consumo e fazem variar os valores obtidos em laboratório.