Inmet prevê chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento no ES nesta sexta (6)

urlO Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) lançou um aviso meteorológico, nesta quinta-feira (5), informando a possibilidade de chuva forte, descargas elétricas, rajadas de vento e acumulado significativa de chuva a partir da meia noite desta sexta (6).

Já o Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa e Assistência Técnica) informou que a chuva deve continuar pelos próximos dias. “A previsão é de que pelo menos até a segunda-feira (09) continue chovendo em todo o Espírito Santo, normalmente e com intensidade fraca no período da manhã e de moderada a forte entre a tarde e a noite”, afirmou a meteorologista do Incaper, Thábata Brito.

Segundo ela, esse período de chuva é suficiente apenas para amenizar, mas não para acabar com os problemas que a seca vem ocasionando em algumas regiões do Estado. “Essa chuva não vai ser suficiente para acabar com os prejuízos causados nas lavouras e nas pastagens, nem para elevar o nível dos reservatórios ao ponto de deixa-los numa situação confortável. Porém, serva para amenizar um pouco o período de estiagem que, em algumas regiões, se estende desde a segunda semana de dezembro”, disse.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

Prognóstico para fevereiro, março e abril
Com base nas análises levantadas pelo Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper é esperado que o acumulado de precipitação fique próximo à média climatológica em fevereiro, ressaltando que as chuvas devem se concentrar em episódios esporádicos de precipitação significativa ao longo do mês.

Em março, as tendências apontam para chuvas dentro da normalidade, distribuídas de forma mais homogênea ao longo do mês. Em abril, o volume também deve ficar na média climatológica do mês. Vale lembrar que abril, no entanto, é caracterizado pela progressiva diminuição dos totais de chuva.

A chuva prevista para este trimestre não deve ser suficiente para resolver os problemas causados pela seca, mas apenas para amenizar a estiagem prolongada.

Confira o volume de chuva registrado de quarta (04) até a manhã desta quinta-feira (05):

Venda Nova do Imigrante: 14,5 mm

Castelo: 10 mm

Vargem Alta: 27 mm

Domingos Martins: 9 mm

Afonso Cláudio (sede): 46 mm

Afonso Cláudio (Serra Pelada): 62 mm

Guaçuí: 11 mm

Brejetuba: 31 mm

Muniz Freire: 21,6

Itapemirim: 07 mm

Mantenópolis: 13 mm

Água Doce do Norte (Bom Destino): 18 mm

Alegre (Café): 7 mm

Aracruz (Coqueiral): 5 mm

Barra de São Francisco (Centro): 21 mm

Cachoeiro de Itapemirim (Zumbi): 08 mm

Colatina (Carlos Germano): 11 mm

Ecoporanga: 17 mm

Fundão: 02 mm

Itaguaçu: 9 mm

Laranja da Terra: 42 mm

Santa Maria de Jetibá (São João do Garrafão): 8 mm

São Roque do Canaã: 8 mm

Serra (Carapina): 02 mm

Vila Velha (Terra Vermelha): 01 mm

Vitória (Jardim Camburi): 1 mm