Incaper estimula produção de uva em Mantenópolis/ES

25% das propriedades em Mantenópolis que aderiram à atividade estão em fase inicial de cultivo

Para incentivar a adoção de práticas agroecológicas na vinicultura, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) vai promover, na próxima sexta-feira (25), o Dia de Campo sobre a Cultura da Uva, em Mantenópolis. A capacitação é uma parceria com a Prefeitura Municipal e os sindicatos Patronal e dos Trabalhadores Rurais. Podem participar agricultores de qualquer município que desejam potencializar a qualidade da produção por meio de tecnologias sustentáveis.

São aguardadas cerca de 200 pessoas, incluindo produtores de Alto Rio Novo, Pancas e Barra de São Francisco, que já confirmaram presença no evento. As atividades serão realizadas no Sítio da Solidariedade, pertencente ao agricultor Frei Honório José Siqueira, na comunidade Córrego Frio. Em uma das palestras, Frei Honório vai relatar a experiência que conquistou com a vinicultura, dando destaque ao uso de práticas alternativas e ecologicamente conscientes.

“A propriedade que utilizaremos como sede do treinamento produz uva a cerca de sete anos e é referência no aproveitamento dos recursos naturais para uma produção saudável e de boa rentabilidade“, ressalta o extensionista do Incaper Érick Rodrigues Dias. Ele acrescenta que durante a programação serão abordados conhecimentos sobre manejo, poda, condução e enxertia, voltados para a produção agroecológica, além de orientações sobre nutrição das parreiras e manejo de pragas e doenças, que também poderão ser aproveitadas na produção convencional.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

Ainda segundo o extensionista, a vinicultura está presente em poucas propriedades de Mantenópolis. Entretanto, aproximadamente 25% das propriedades que aderiram à atividade estão em fase inicial de cultivo, sendo todas de base familiar. “As regiões mais altas do município possuem excelentes condições para a produção de uva. É mais uma opção de diversificação agrícola e, consequentemente, uma nova fonte de renda para o agricultor”, comenta Érick.

As inscrições para o Dia de Campo serão feitas no local e dia do evento.

Serviço
Dia de Campo sobre a Cultura da Uva
Data: 25 de novembro de 2011
Hora: Das 8h30min às 13 horas
Local: Sítio da Solidariedade – propriedade do agricultor Frei Honório José Siqueira – Comunidade Córrego Frio – Mantenópolis
Mais informações: (27) 3758-1202

Programação
8h30min – Café da manhã e recepção
9 horas – Abertura e fala das autoridades
10 horas – Início das palestras
1ª Estação ‘Manejo, poda, condução e enxertia’, com Carlos Alberto Sangali de Matos (Incaper) e Argeu Iraci Zanotti (PMM)
2ª Estação ‘Manejo de pragas e doenças’ e ‘Nutrição da cultura da uva’, com Braz Maré (Prefeitura Municipal de Vila Pavão) e Érick Rodrigues Dias (Incaper)
3ª Estação ‘Produção agroecológica voltada para a cultura da uva e meio ambiente’, com Eliomar Rocha de Oliveira (Secretaria Municipal de Agricultura de Manetnópolis) e Frei Honório José Siqueira (produtor agroecológico)
12h30min – Encerramento
13 horas – Almoço de confraternização