Os preços de fogão, geladeira, tanquinho e máquina de lavar vão continuar mais baixos por mais três meses. O Governo federal decidiu prorrogar a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para artigos da chamada linha branca, até junho. Na prática, a redução do imposto representa um desconto entre 10% e 15% no valor do item, diretamente nas lojas.
A alíquota do IPI do fogão passou, em dezembro, de 4% para zero. Para a aquisição de geladeiras, o tributo foi reduzido de 15% para 5% e, para as máquinas de lavar, passou de 20% para 10%. Para tanquinhos, o IPI caiu de 10% para zero.
Móveis
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, também anunciou a diminuição do imposto também para móveis, laminados e revestimentos e luminárias.
No caso de móveis, a alíquota cairá de 5% para zero, laminados e revestimentos, de 15% para zero e luminárias, de 15% para 5%. As novas alíquotas valerão para o mesmo período da linha branca, pelos próximos três meses.
As medidas serão publicadas em edição extra do Diário Oficial da União desta segunda-feira (27) e entram em vigor imediatamente.