Governo do estado inaugura obras na festividade do 24º Aniversário de Águia Branca

O governador do estado, Renato Casagrande (PSB) esteve pela manhã desta sexta-feira (25 de maio) em Águia Branca, no noroeste do Espírito Santo para inaugurar uma série de obras do governo do estado realizadas em parceria com a União e o município de Água Branca. Com um grande canteiro de obras em execução, Águia Branca presenciou a inauguração de obras importantes para a economia e a vida social dos cidadãos da bela cidade de pouco mais de 9 mil habitantes.

Comemorando 24 anos de emancipação política nas festividades desse final de semana, o governador Casagrande, o prefeito Ângelo Antônio Corteletti (Prefeito Brizola – PSB), o deputado estadual Luciano Pereira, acompanhados de uma grande comitiva de deputados estaduais e federais, além de vários secretários, prefeitos da região e autoridades do município presentearam a população com obras que vai melhorar as atividades da saúde, da agricultura, do lazer e da educação em Águia Branca.

O governador chegou no helicóptero do governo do estado por volta das 9 horas da manhã no campo da família Massucatti, localizado no interior do município. Foi recebido simbolicamente com pão e sal pelo Grupo Folclórico Polonês de Águia Branca, que no costume do povo polonês significa “as boas vindas”. Realizou um breve pronunciamento, onde anunciou para outubro a inauguração da rodovia estadual que liga os município de Águia Branca e Pancas, que atualmente está em obras de pavimentação e passa pelo campo Massucatti. Após um grande café da manhã oferecido a todos no local a equipe do governador se dirigiu para o centro da cidade, onde foram inauguradas às obras de pauta que resultaram do longo trabalho dos poderes legislativo e executivo municipal em parceria com o governo do estado, o deputado Luciano Pereira e o governo federal.

AS INAUGURAÇÕES

A primeira inauguração foi a obra de reforma e ampliação do prédio da Associação Pestalozzi que atende crianças e adultos especiais. Em seguida foi inaugurado o Centro de Comercialização Municipal que abrirá espaço para o comércio de produtos agrícolas produzidos pela agricultura familiar do município.

Com ênfase governamental no setor da saúde municipal a obra mais aguarda foi inaugurada por volta das 11 horas da manhã. Dentro de um curto período entre a ordem de serviço e a defraudação da placa inaugural, um grande espaço físico que pela secretaria de saúde irá atender a população águia branquense foi erguido e nesta sexta-feira Casagrande e Brizola entregou ao povo de Águia Branca a Unidade Saúde da Família “Pedro Bruni”, que irá melhorar a saúde das famílias disponibilizando atendimento otimizado de qualidade.

Por fim, o governador inaugurou um longo calçadão construído às margens da rodovia ES 080, na chegada da cidade, sentido Colatina à Águia Branca. Um importante espaço de lazer e esporte que enriquece o paisagismo e a qualidade de vida na cidade ao disponibilizar a prática de ciclismo, caminhada e passeio cercado pelas belas pedras que dão boas vindas aos que chegam na cidade.

AS AFIRMAÇÕES DE COMPROMISSO COM ÁGUIA BRANCA

Uma grande concentração de pessoas acompanhou o pronunciamento das autoridades que discursaram no palanque erguido na praça do “Museu do Imigrante Polonês”. Entre afirmações de compromisso com o povo de Águia Branca, quatro discursos se destacaram pelo conteúdo das palavras perseverantes que fizeram Águia Branca perceber que o Estado Capixaba e o Brasil caminham juntos com a “cidade polonesa capixaba” e aqui apresentado discriminadamente em 4 tópicos.

Tópico 1 – Luciano Pereira reconhece pioneirismo de Águia Branca

O deputado estadual, eleito na região noroeste com grande apoio da população de Águia Branca e participou do envio das verbas para execução das obras inauguradas pelo governador elogiou o prefeito Ângelo Corteleti por junto com Águia Branca ter lutado e se tornado o primeiro município do Brasil a receber recurso federal para comprar terreno e nele aumentar área urbana da cidade construindo novos bairros e áreas públicas.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

Tópico 2 – Rose de Freitas se comove com a população especial de Águia Branca

Após uma bela apresentação de dança clássica por uma jovem com síndrome de down e um jovem cadeirante que abriu a cerimônia dos discursos e assinaturas, a deputada federal Rose de Freitas (PMDB-ES), que esteve na inauguração da reforma e ampliação do prédio da Pestalozzi que foi construído com quatro pavimentos e possui rampas para facilitar o acesso dos alunos assistidos as salas dos últimos andares do edifício pediu o prefeito municipal para disponibilizar um terreno que ela se compromete em conseguir um recurso federal para contruir um novo espaço físico totalmente plano para a Associação que atende várias pessoas especiais do município.

Acompanhando as boas novas a deputada também anunciou a aprovação da construção de uma escola no município orçamentada em 4 milhões e 300 mil reais para atender os  alunos da rede pública

Tópico 3 – Brizola relembra Casagrande da consumação de um sonho do povo de Águia Branca prometido pelo atual governador quando ainda era senador

Durante os agradecimentos que fazia aos deputados e em especial ao governador pela parceria com o município, Corteletti demonstrou muita gratidão ao falar da insersão de Águia Branca no programa “Caminhos do Campo” do governo do estado. Segundo ele o projeto que envolve a pavimentação do Distrito de Águas Claras foi prometido pelo então senador Renato Casagrande ao povo do distrito quando esteve apoiando sua campanha eleitoral para a prefeitura de Águia Branca ainda em 2008. Todos acreditaram e alimentaram um sonho de ver a valorização do distrito. Dois anos depois, Casagrande foi eleito governador e agora está realizando a antiga promessa de campanha eleitoral, que o prefeito de Águia Branca se sentindo realizado expressou no palanque que se ele como prefeito e o apoio da promessa do agora governador não realizasse, Brizola não seria mais político.

Tópico 4 – Casagrande reconhece trabalho conjunto da bancada capixaba nos resultados das ações governamentais que gera progresso e desenvolvimento no estado e nos municípios

Dentre todas as boas notícias anunciadas pelo governador Renato Casagrande durante a cerimônia a que mais se destacou não foi o anuncio de mais uma obra para Águia Branca ou Espírito Santo e sim a gratidão e o reconhecimento do esforço que deputados estaduais como Luciano Pereira (DEM) e toda a Assembléia Legislativa no estado, deputados federais como Paulo Foletto (PSB-ES) e Rose de Freitas (PMDB-ES) e senadores que representam os interesses dos capixabas têm expressado no cenário político nacional e estadual.

“Ninguém faz nada sozinho, não tem um governador, um prefeito, um deputado, um senador ou qualquer líder comunitário que consiga fazer as coisas sozinho. A gente até faz muita coisa por iniciativa própria, mas sem equipe, sem ajuda a gente não faz. Então eu quero fazer um agradecimento aos nossos deputados estaduais. Tenho tido uma relação política com os 30 deputados estaduais. Faço aqui um agradecimento, porque cada parlamentar tem a sua oposição de disputa no município e o governador para ter relacionamento precisa respeitar toda posição política que o parlamentar tem, que é natural. Então eu faço um agradecimento ao Luciano Pereira que é deputado dessa região. Muito obrigado a você pela sua ajuda e pelo acompanhamento que faz pelos assuntos do governo aqui nessa região.” Expressou Renato Casagrande, em agradecimento, durante o seu discurso que encerrou os pronunciamentos da realização de inaugurações e assinaturas de novas obras para o município de Águia Branca.