Governo do ES prevê IPVA 10% mais barato em 2013

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2013 no Espírito Santo deve ficar 10% mais barato em relação ao ano de 2012, segundo a expectativa da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). O governo do estado informou que a tabela contendo os valores venais dos veículos vai ser divulgada na próxima semana.

A queda dos valores do IPVA deve-se a redução dos preços dos veículos, como explica o auditor fiscal e subgerente de análise econômico fiscal da Sefaz Sérgio Pereira Ricardo. “A redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) deixa os carros novos mais baratos e, consequentemente, também, os veículos usados. O cálculo do IPVA é baseado no valor do carro e, como este está menor, o imposto também reduz”, detalhou.

Os valores médios dos carros são apontados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômica (Fipe).

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

O imposto relativo a caminhões, ônibus e micro ônibus deve ser pago entre os meses de março e agosto, enquanto que para automóveis, caminhonetas, utilitários e motocicleta o pagamento será entre os meses de abril e junho.

Veja o calendário de pagamento do IPVA

O pagamento, em todos os casos, poderá ser feito em cota única (com desconto de 5%), ou parcelado em duas vezes. A alíquota para carros de passeio é de 2% sobre o valor do veículo. Já para motos, veículos de carga, caminhões e ônibus, é de 1%.

O documento para pagamento do IPVA será enviado ao contribuinte via Correios, para o endereço cadastrado no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES). Em caso de perda, ou se não receber o documento, o contribuinte pode retirar uma segunda, nas Agências da Receita Estadual, ou nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).