França inaugura primeira estrada com painéis para produção de energia solar

A França inaugurou nesta semana a primeira “estrada solar”, pavimentada com painéis solares capazes de produzir energia suficiente para abastecer a iluminação pública da pequena cidade de Tourouvre, na Normandia, onde a tecnologia foi instalada. A Wattway se estende por um quilômetro, cobrindo área de 2.800 metros quadrados.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

“Esse novo uso da energia solar tira vantagem da grande infraestrutura de estradas que já está em uso para produzir eletricidade sem necessidade de novos terrenos” disse a ministra francesa do Meio Ambiente, Segolene Royal.

Segolene aproveitou a oportunidade para anunciar o “plano para entrega nacional de estradas solares”, com duração prevista de quatro anos e projetos iniciais no sul de Marselha.

A trecho instalado em Tourouvre serve como teste para medir a resistência dos painéis, desenvolvidos pela firma francesa Colas, subsidiária da gigante da construção Bouygues. Cerca de 2 mil veículos passam diariamente pelo local.

Segundo cálculos da Colas, a França poderia alcançar a independência energética pavimentando apenas um quatro dos milhões de quilômetros de estradas que cruzam o país com painéis solares. Entretanto, a tecnologia ainda enfrenta barreiras tecnológicas e o alto custo.

No ano passado, painéis instalados num trecho de 70 metros de uma ciclovia em Amsterdã, na Holanda, sofreram alguns dados, que já foram reparados. O Projeto Wattway recebeu subsídios do governo francês de 5 milhões de euros, e teve início em quatro locais piloto, em estacionamentos e prédios públicos, mas em áreas entre 50 e 100 metros quadrados. A estrada de Tourouvre será o grande teste.