Ex-secretário é preso suspeito de desvio de verba pública em Presidente Kennedy

O ex-secretário municipal de Transportes de Presidente Kennedy Elion Machado Rosa foi preso no final da tarde de sexta-feira (27) pela Polícia Civil em cumprimento a mandado de prisão expedido pelo juiz de Direito da Comarca, Ronaldo Domingues de Almeida, que condenou o servidor a seis anos de reclusão, multa de 200 dias (à base de 1/30 do salário mínimo por dia) e à perda da função pública no Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural).

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

O juiz condenou Elion Machado por crime previsto no artigo 312 do Código Penal (peculato) por ter se apropriado de dinheiro destinado ao Fundo Municipal Agrário. Elion já havia sido preso em flagrante, anteriormente, pela Polícia Militar de posse de R$ 100 mil, fruto de propina como secretário de Transporte. Por esse caso, o juiz já havia também decretado a perda da função pública no Incaper.

De acordo com a sentença do juiz Ronaldo Domingues, nos autos do processo 041080003704, originado de denúncia do Ministério Público Estadual, a decretação da prisão de Elion Machado “também se destina a garantir eventual aplicação da lei penal, porquanto não se tem notícia de que réu algum tenha permanecido em casa aguardando o trânsito em julgado de eventual sentença condenatória insuscetível de ser substituída por pena restritiva de direito e esta circunstância pode ser aferida facilmente nos processos em que se aguarda captura na varas criminais”.