O ex-presidiário Mateus Ribeiro dos Santos, 63 anos, assassinado na tarde desta quinta-feira (5), dentro de uma mercearia em Linhares, Norte do Estado, era a principal testemunha da morte do sindicalista Edson José dos Santos Barcelos, ocorrida em julho de 2010, no município de Conceição da Barra.
A informação é do chefe do Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Linhares, delegado Fabrício Lucindo Lima. Ele afirmou que teve acesso às imagens registradas pelas câmeras do circuito interno da mercearia e o suspeito já foi identificado.
“Nós estamos à procura do executor, tentando qualificá-lo, e contamos com a ajuda da imprensa na divulgação das imagens. As pessoas que tomarem conhecimento do indivíduo podem ligar para o 181”, informou.
Leia mais notícias no Gazeta Online Norte
O crime
Mateus Ribeiro dos Santos foi assassinado com 12 tiros dentro de uma mercearia no bairro Interlagos, em Linhares, no final da tarde desta quinta-feira (5), por volta de 16h30. Segundo a Polícia Militar, a vítima estava em liberdade há um mês.
Testemunhas disseram à polícia que Mateus tinha acabado de pegar alguns produtos e já estava no caixa do estabelecimento para pagar, quando um homem entrou pela porta da frente e efetuou os disparos. Em seguida, ele fugiu a pé. O acusado, de acordo com testemunhas, estava armado com dois revólveres.
Saiba mais
Barcelos era secretário do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Conceição da Barra (Sindisbarra) e presidente do DEM no município. Ele foi encontrado morto no dia 6 de julho de 2010, com um tiro na testa, em uma plantação de eucalipto.
O prefeito de Conceição da Barra, Jorge Donati (PSDB), foi apontado como mandante do assassinato do sindicalista. Ele teve a prisão preventiva decretada pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) no último 31 de janeiro sob a acusação de ameaçar testemunhas. Quinze dias depois, ele foi solto através de habeas corpus expedido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Veja imagens
O Gazeta Online teve acesso ao vídeo do assassinato. Entretanto, como as imagens são muito fortes, a equipe separou algumas que mostram a sequência do crime.