Estresse e depressão podem causar envelhecimento precoce

Uma pesquisa publicada no periódico Biological Psychiatry afirma que o estresse e a depressão podem ter uma relação direta no processo de envelhecimento, de acordo com informações do site da revista Veja.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

Segundo o estudo, tanto o estresse quanto a depressão possuem uma característica em comum: um encurtamento precoce dos telômeros, que é o indicador cromossômico do envelhecimento do organismo. A conclusão é que, assim como pessoas estressadas tendem a envelhecer mais rapidamente, aquelas que têm depressão correm o mesmo risco.
Para o psiquiatra Paulo Bonates, o envelhecimento é um processo natural do ser humano e qualquer doença faz a pessoa ficar mais velha. “Envelhecer é tornar mais perto a morte. A depressão é um sintoma presente em todas as síndromes. Essa doença mata e isso é muito mais importante. O sintoma mais grave é o suicídio. Sem querer desqualificar a pesquisa, mas isso é óbvio”, diz Bonates.

Dados do estudo

Ainda segundo informações do site, os pesquisadores mediram o comprimento dos telômeros em pacientes com transtorno depressivo maior (depressão) e também em pessoas saudáveis. Foram medidos ainda os níveis de estresse, tanto biologicamente, pelo cortisol, quanto subjetivamente, por perguntas. Chegaram a conclusão que o comprimento dos telômeros eram menores em pacientes com depressão, o que confirmava as hipóteses anteriores.