Escola de Mantenópolis participa da eliminatória do Cuca Legal na região Noroeste

A escola Cristiano Dias Lopes, de Mantenópolis, mandou três alunos do EJA para representá-la no jogo. Joelma Maria de Oliveira tem 27 anos e está no 1° ano, Sidnei Gomes Miranda tem 32 e está no 2° e Mauri Rodrigues, de 20, está no 3°. Eles trabalham pela manhã e estudam à noite e alguns voltaram a estudar depois de terem parado pelos mais diversos motivos. Sidnei precisou sair da escola aos 15, para estudar; Joelma aos 20, quando engravidou.

Testemunhas da importância do estudo, o grupo de Mantenópolis, capitaneado pelo professor Fabrício Alves de Oliveira, de geografia, fizeram bonito e chegaram à quarta rodada, só saindo no nível difícil da competição.

As eliminatórias terminam no dia 20 de junho. Os vencedores se enfrentarão na semifinal do campeonato em nível estadual. Depois da semifinal, cada chave terá um grupo vencedor,  que estará classificado para participar da final do campeonato. Da mesma forma que na etapa anterior, os concorrentes deverão estar em Vitória acompanhados pelo representante da sua escola e munidos de documento de identificação, bem como autorização por escrito dos pais e ou responsáveis legais. O vencedor será aquele que somar mais pontos ou responder corretamente as perguntas de desempate.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

O Cuca Legal é um jogo de perguntas e respostas entre estudantes do ensino médio. Podem participar alunos que estejam cursando entre o primeiro e o terceiro ano do ensino médio em qualquer escola pública estadual do Espírito Santo. Cada aluno do grupo vitorioso e o professor responsável da escola ganharão um notebook com serviço de internet financiado no período de 1 ano.

As questões serão elaboradas seguindo o currículo escolar utilizado pela Secretaria Estadual de Educação (Sedu) do ano letivo de 2012. As áreas de conhecimentos são as seguintes:

a) Ciências Humanas: história, geografia, filosofia e sociologia
b) Ciências da Natureza: biologia, química, física e matemática
c) Linguagens: artes, inglês e português
d) Temáticas: educação ambiental, direitos humanos, educação sexual e saúde pública

20 escolas disputaram uma vaga na próxima fase do game na tarde do dia 13 de junho, no auditório da escola Conde de Linhares, em Colatina. Nove delas foram eliminadas nas duas primeiras rodadas, de perguntas fáceis, duas escolas saíram ao errar as questões de nível médio, e seis deixaram a competição no nível difícil. As três que passaram para a fase de desempate foram a, agora campeã da etapa, Sebastião Coimbra Eliseu; Aladim Silvestre de Almeida, de Barra de São Francisco; e Antônio Eugênio Rosa, de Colatina.

Além disso, a eliminatória do noroeste do Estado mostrou a diversidade da rede estadual de ensino. Alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e de uma escola técnica rural também levaram brilho à competição.