Eleitores vão poder acompanhar registro de candidaturas em tempo real pela internet

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou uma ferramenta que permite o acompanhamento online e em tempo real dos registros de candidaturas em todo o país. Para consultar os candidatos 2012 é necessário acessar o link “DivulgaCand” no endereço eletrônicohttp://divulgacand2012.tse.jus.br/divulgacand2012/Principal.action.

Para fazer a consulta, é necessário apontar o mouse sobre o mapa do Espírito Santo para que um quadro à direita da página indique o número de candidaturas registradas para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. No entanto, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-ES), até a tarde desta terça-feira (03) nenhuma candidatura havia sido registrada no órgão.

Continua depois da Publicidade

Powered by WP Bannerize

Mais detalhes sobre as candidaturas, podem ser obtidas em uma pesquisa do lado esquerdo da página, no campo “Estatística dos Candidatos”. É possível pesquisar, por exemplo, os nomes dos candidatos,idade e faixa etária, cargo e ocupação de cada um, os municípios em que registraram a candidatura, por qual partido ou coligação, candidatos à reeleição, número de candidatos por vaga, entre outros.

O TSE desenvolveu o sistema por meio de solicitação dos Tribunais Regionais Eleitorais. A intenção é facilitar a consulta sobre os registros de candidaturas no Espírito Santo e em todo o país. As candidaturas podem ser registradas até esta quinta-feira (05). Conforme o Calendário Eleitoral 2012, estabelecido pelo TSE, a propaganda eleitoral está liberada a partir desta sexta-feira (06).